Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosilene Beatriz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202554
Resumo: Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises e reflexões acerca da formação dos professores de desenho em nosso país no decorrer do século XX. Tais análises e reflexões são oriundas de investigação de mestrado concluída em 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Num primeiro momento, fazemos referência ao papel desempenhado pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES), quanto a formação de professores do ensino secundário brasileiro, em especial, para a formação dos professores de desenho. Na sequência, são tecidas considerações sobre as licenciaturas instituídas no Brasil na segunda metade do século XX, com vistas à formação desse professorado. Por fim, analisa-se o caso específico de Florianópolis, SC, em relação a tal formação.
id UFSC_ad06a42501184149fea0b977fad4c79e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202554
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formaçãoHistória da EducaçãoDisciplina de DesenhoFormação de ProfessoresInserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises e reflexões acerca da formação dos professores de desenho em nosso país no decorrer do século XX. Tais análises e reflexões são oriundas de investigação de mestrado concluída em 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Num primeiro momento, fazemos referência ao papel desempenhado pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES), quanto a formação de professores do ensino secundário brasileiro, em especial, para a formação dos professores de desenho. Na sequência, são tecidas considerações sobre as licenciaturas instituídas no Brasil na segunda metade do século XX, com vistas à formação desse professorado. Por fim, analisa-se o caso específico de Florianópolis, SC, em relação a tal formação.2019-12-09T13:59:28Z2019-12-09T13:59:28Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202554Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-09T13:59:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202554Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-09T13:59:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
title Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
spellingShingle Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
Machado, Rosilene Beatriz
História da Educação
Disciplina de Desenho
Formação de Professores
title_short Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
title_full Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
title_fullStr Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
title_full_unstemmed Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
title_sort Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação
author Machado, Rosilene Beatriz
author_facet Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Disciplina de Desenho
Formação de Professores
topic História da Educação
Disciplina de Desenho
Formação de Professores
description Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises e reflexões acerca da formação dos professores de desenho em nosso país no decorrer do século XX. Tais análises e reflexões são oriundas de investigação de mestrado concluída em 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Num primeiro momento, fazemos referência ao papel desempenhado pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES), quanto a formação de professores do ensino secundário brasileiro, em especial, para a formação dos professores de desenho. Na sequência, são tecidas considerações sobre as licenciaturas instituídas no Brasil na segunda metade do século XX, com vistas à formação desse professorado. Por fim, analisa-se o caso específico de Florianópolis, SC, em relação a tal formação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-12-09T13:59:28Z
2019-12-09T13:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283173404672