ONTOLOGIA DA MULHER INDÍGENA?: Metade Cara, Metade Máscara de Eliane Potiguara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Ana C.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224236
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
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spelling ONTOLOGIA DA MULHER INDÍGENA?: Metade Cara, Metade Máscara de Eliane PotiguaraEliane Potiguara. Mulheres Indígenas. Povos IndígenasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaEste TCC apresentará por meio da apreciação e discussão literária de Metade Cara, Metade Máscara da escritora indígena Eliane Potiguara, como resistência, ressignificações, lutas, memória, ancestralidade, história, literatura e tradição. No primeiro capítulo estão questões referentes à escrita como um instrumento cultural de inserção social para uma minoria social, econômica e de direitos no capitalismo ocidental. Apresentação breve sobre a história da Literatura Indígena, as teorias e contexto de divulgação das escritas indígenas. No capítulo seguinte constam algumas problemáticas referentes às mulheres indígenas, mais especificamente, as questões referentes às escritas. Há o questionamento se essas escritas podem ser resignificadas e, portanto, se é possível ser construída uma ontologia da mulher indígena. Há comentários sobre a implementação da Lei 11.645 sobre a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas no contexto universitário com foco nas licenciaturas. As descrições e análises careceriam de um aprofundamento mais sofisticado, mas para isso, é necessário termos mais conhecimento e discussões sobre os Povos Ancestrais Indígenas no âmbito acadêmico para interpretá-los numa chave do diálogo intercultural, para não repetir e reforçar os equívocos e violências feitas no passado e no presente.Florianópolis, SCOliveira, Susan Aparecida deUniversidade Federal de Santa CatarinaMartinez, Ana C.2021-06-10T02:52:27Z2021-06-10T02:52:27Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224236info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-06-10T02:52:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-06-10T02:52:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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