Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_ad9262f299248072fd1bba829cf9ed76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196342 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docenteIdentidadesProcessos de formaçãoFormação docenteTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal investigar os aspectos relacionados à constituição da identidade docente. Trata-se de um estudo documental e exploratório, com base em um recorte em fontes de pesquisa do âmbito da educação, e apresenta elementos teóricos que fomentam a discussão. Assim, apresenta-se, inicialmente, um mapeamento e uma análise de pesquisas que se relacionam com o tema sobre a constituição da identidade docente. Para tanto, foram selecionados artigos da Revista Brasileira de Educação (RBE), publicações da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT-08) - Formação de Professores e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, apresenta-se os conceitos que situam a área de Pedagogia, no seu contexto geral, a partir da concepção de educação, cultura e prática docente, utilizando como referencia os autores: Kant (1999), Durkheim (2011), Morin (2000), Oliveira (2010) e Freire (1996). Também é explorado o conceito de identidade, a partir dos autores: Hall (2005), Bauman (2005), Ianni (2002), Lawm (2001) e Woodward (2009). Por fim, a partir dos autores: Hardt (2010), Vasconcelos (2003), Fontana (2000) e Morin (2000), é problematizado os elementos presentes no processo de constituição de identidades. No final do presente estudo, é possível identificar que a constituição da identidade docente é um processo que envolve diversas variáveis, das quais, destaca-se a influência de dois aspectos principais: o contexto social e o contexto individual. Além disso, compreende-se o processo de formação docente como sendo contínuo, que se inicia antes da vida acadêmica do/a estudante, e é marcado por elementos constituídos durante todas as suas vivências.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaLemes, Lilian2019-05-29T18:45:15Z2019-05-29T18:45:15Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:45:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:45:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
title |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
spellingShingle |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente Lemes, Lilian Identidades Processos de formação Formação docente |
title_short |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
title_full |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
title_fullStr |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
title_full_unstemmed |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
title_sort |
Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente |
author |
Lemes, Lilian |
author_facet |
Lemes, Lilian |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Simone Vieira de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Lilian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades Processos de formação Formação docente |
topic |
Identidades Processos de formação Formação docente |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T18:45:15Z 2019-05-29T18:45:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651963796029440 |