Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Lilian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_ad9262f299248072fd1bba829cf9ed76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196342
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docenteIdentidadesProcessos de formaçãoFormação docenteTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal investigar os aspectos relacionados à constituição da identidade docente. Trata-se de um estudo documental e exploratório, com base em um recorte em fontes de pesquisa do âmbito da educação, e apresenta elementos teóricos que fomentam a discussão. Assim, apresenta-se, inicialmente, um mapeamento e uma análise de pesquisas que se relacionam com o tema sobre a constituição da identidade docente. Para tanto, foram selecionados artigos da Revista Brasileira de Educação (RBE), publicações da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT-08) - Formação de Professores e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em seguida, apresenta-se os conceitos que situam a área de Pedagogia, no seu contexto geral, a partir da concepção de educação, cultura e prática docente, utilizando como referencia os autores: Kant (1999), Durkheim (2011), Morin (2000), Oliveira (2010) e Freire (1996). Também é explorado o conceito de identidade, a partir dos autores: Hall (2005), Bauman (2005), Ianni (2002), Lawm (2001) e Woodward (2009). Por fim, a partir dos autores: Hardt (2010), Vasconcelos (2003), Fontana (2000) e Morin (2000), é problematizado os elementos presentes no processo de constituição de identidades. No final do presente estudo, é possível identificar que a constituição da identidade docente é um processo que envolve diversas variáveis, das quais, destaca-se a influência de dois aspectos principais: o contexto social e o contexto individual. Além disso, compreende-se o processo de formação docente como sendo contínuo, que se inicia antes da vida acadêmica do/a estudante, e é marcado por elementos constituídos durante todas as suas vivências.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaLemes, Lilian2019-05-29T18:45:15Z2019-05-29T18:45:15Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis53 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:45:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:45:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
title Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
spellingShingle Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
Lemes, Lilian
Identidades
Processos de formação
Formação docente
title_short Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
title_full Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
title_fullStr Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
title_full_unstemmed Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
title_sort Como esses anos me transformaram: a constituição da identidade docente
author Lemes, Lilian
author_facet Lemes, Lilian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades
Processos de formação
Formação docente
topic Identidades
Processos de formação
Formação docente
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T18:45:15Z
2019-05-29T18:45:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 53 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651963796029440