AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105360 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_adb0488a8a1f1492328a31f6c22ba365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105360 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da físicaFísica - estudo e ensinoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Esta monografia discute com alunos e o professor/pesquisador as dificuldades de ensino/aprendizagem em fisica. 0 objetivo do trabalho é um exame para uma descrição mais detalhada destas dificuldades a partir do ponto de vista dos professores e alunos. Usando uma estrutura metodológica de observação participativa, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por alunos de terceira série do ensino médio. Este trabalho mostra os conhecimentos de ensino/aprendizagem de professores de fisica já que, segundo os dados colhidos através das entrevistas, foi possível observar que muitos professores de fisica não conduzem o conhecimento na forma mais adequada e de acordo com as necessidades do aluno, muitas vezes por falta de experiência. Durante a coleta de dados, em que o professor/pesquisador questionou os alunos sobre suas experiências com os professores que trabalharam com esses mesmos alunos, ficou claro que uma das maiores dificuldades na aprendizagem de fisica foi, exatamente, a dificuldade dos professores em fazer com que seus alunos compreendam e utilizem os conhecimentos trabalhados. A analise aponta para as maiores dificuldades e faz repensar uma pratica didática que, infelizmente, não esta fazendo com que o aluno apreenda o conhecimento que ele busca nas escolas. Finalmente, são discutidas as implicações que este trabalho aponta para algumas diretrizes para melhorar o ensino de fisica na sala de aula do ensino médio.Zimmermann, ErikaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilvério, Antonio dos Anjos2013-10-18T14:28:41Z2013-10-18T14:28:41Z2013-10-182001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-02T17:48:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-02T17:48:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
title |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
spellingShingle |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física Silvério, Antonio dos Anjos Física - estudo e ensino |
title_short |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
title_full |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
title_fullStr |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
title_full_unstemmed |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
title_sort |
AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física |
author |
Silvério, Antonio dos Anjos |
author_facet |
Silvério, Antonio dos Anjos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zimmermann, Erika Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvério, Antonio dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino |
topic |
Física - estudo e ensino |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-10-18T14:28:41Z 2013-10-18T14:28:41Z 2013-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105360 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652144387031040 |