Adequações necessárias para o engajamento de crianças com paralisia cerebral em atividade motora adaptada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190596 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Adequações necessárias para o engajamento de crianças com paralisia cerebral em atividade motora adaptadaParalisia cerebralAdequaçõesAtividade motora adaptadaAtividade circuitoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O objetivo deste estudo é analisar as adequações necessárias à participação de cinco crianças com paralisia cerebral em atividade estruturada na forma de circuito, em um programa extracurricular de atividade motora adaptada – AMA, voltado para crianças com deficiência. Essa pesquisa descritiva se caracteriza como um estudo de caso longitudinal, a amostra foi composta por cinco crianças com paralisia cerebral cuja faixa etária variou de 6 a 12 anos, com diversos graus de comprometimento. Para a coleta de dados, foram selecionadas filmagens de duas aulas ministradas por ano, durante três anos consecutivos, para cada criança. Foi utilizada: a) matriz de facilidades, dificuldades e adequações composta por 12 categorias (ZUCHETTO, 2001) e b) entrevista com os pais a partir do banco de dados do AMA. Enfatiza-se que a presença dos alunos, a realização da atividade circuito e a proporção ideal no programa de um adulto para cada criança com deficiência foram requisitos na escolha das aulas estudadas. A análise e interpretação dos dados passaram por três processos distintos, o primeiro sendo a organização do material coletado, o segundo a descrição analítica dos dados, e por fim, a interpretação e reflexão destas informações de forma descritiva, considerando aspectos quantitativos e qualitativos. Identificaram-se as adequações necessárias ao engajamento dos alunos na atividade estudada, a atividade do circuito, foram elas: os estímulos e incentivos verbais, as demonstrações e informações adicionais, o auxílio na condução e no manuseio de um objeto, o maior tempo para a realização da atividade, e a necessidade de modificar o movimento devido a dificuldades motoras. Percebeu-se a evolução das cinco crianças analisadas, tanto no engajamento nas atividades quanto nas suas capacidades motoras, assim como a evolução nas próprias adequações, que mesmo presente durante todo o estudo sofreram modificações. As limitações, possibilidades, características das próprias crianças evidenciam a necessidade de adequações para o efetivo engajamento da criança nas atividades propostas. A partir da percepção e conhecimento dos professores de Educação Física com relação a quais adequações são necessárias para o engajamento da criança na atividade é possível proporcionar sua participação independente do seu comprometimento.Florianópolis, SCZuchetto, Angela TerezinhaUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Maria Gabriela Afonso de2018-10-17T14:55:18Z2018-10-17T14:55:18Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190596porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-17T14:55:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190596Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-17T14:55:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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