APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IOPPI, LUIZA SOUZA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: AZEVEDO, JOSIELE HEIDE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243947
Resumo: O artigo aborda a implantação do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sua importância como política institucional de assistência e permanência estudantil no contexto do PNAES. A pesquisa realizou-se por meio de investigação bibliográfica, em que foram analisadas a história das universidades, as universidades e a assistência estudantil no Brasil, e o programa institucional de apoio pedagógico enquanto política de assistência e permanência estudantil na UFSC. Concluiu-se que o programa faz parte de um amplo processo de democratização de acesso e permanência no ensino superior e cumpre seu papel ao oferecer condições de igualdade para aprendizagem dos conteúdos acadêmicos. A discussão é bastante relevante para a área, considerando a urgência do fortalecimento das ações de apoio pedagógico enquanto política de permanência estudantil nas instituições públicas de ensino superior brasileiras.
id UFSC_ae1ac61212ae9a11fffbbb56ac938d5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243947
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSCO artigo aborda a implantação do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sua importância como política institucional de assistência e permanência estudantil no contexto do PNAES. A pesquisa realizou-se por meio de investigação bibliográfica, em que foram analisadas a história das universidades, as universidades e a assistência estudantil no Brasil, e o programa institucional de apoio pedagógico enquanto política de assistência e permanência estudantil na UFSC. Concluiu-se que o programa faz parte de um amplo processo de democratização de acesso e permanência no ensino superior e cumpre seu papel ao oferecer condições de igualdade para aprendizagem dos conteúdos acadêmicos. A discussão é bastante relevante para a área, considerando a urgência do fortalecimento das ações de apoio pedagógico enquanto política de permanência estudantil nas instituições públicas de ensino superior brasileiras.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:46:22Z2023-01-19T18:46:22Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243947IOPPI, LUIZA SOUZAAZEVEDO, JOSIELE HEIDEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:46:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243947Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:46:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
title APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
spellingShingle APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
IOPPI, LUIZA SOUZA
title_short APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
title_full APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
title_fullStr APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
title_full_unstemmed APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
title_sort APOIO PEDAGÓGICO: UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UFSC
author IOPPI, LUIZA SOUZA
author_facet IOPPI, LUIZA SOUZA
AZEVEDO, JOSIELE HEIDE
author_role author
author2 AZEVEDO, JOSIELE HEIDE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IOPPI, LUIZA SOUZA
AZEVEDO, JOSIELE HEIDE
description O artigo aborda a implantação do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e sua importância como política institucional de assistência e permanência estudantil no contexto do PNAES. A pesquisa realizou-se por meio de investigação bibliográfica, em que foram analisadas a história das universidades, as universidades e a assistência estudantil no Brasil, e o programa institucional de apoio pedagógico enquanto política de assistência e permanência estudantil na UFSC. Concluiu-se que o programa faz parte de um amplo processo de democratização de acesso e permanência no ensino superior e cumpre seu papel ao oferecer condições de igualdade para aprendizagem dos conteúdos acadêmicos. A discussão é bastante relevante para a área, considerando a urgência do fortalecimento das ações de apoio pedagógico enquanto política de permanência estudantil nas instituições públicas de ensino superior brasileiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T18:46:22Z
2023-01-19T18:46:22Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243947
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652110436237312