Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94876 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_afbdf5b0e6f2a4399d72b347cae8e280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94876 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticosEducaçãoTelevisao -Aspectos psicologicosIdentidade culturalEstereotipo(Psicologia)CriançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011Este trabalho tem como objetivo entender como as crianças se relacionam com as representações identitárias produzidas pelas mídias, e como tais representações são eventualmente efetivadas nas práticas culturais cotidianas das crianças. O foco é verificar o que as crianças dizem sobre estas diferentes identidades em que o sistema das mídias parece desejar enquadrá-las e como se sentem em relação a elas. Levamos em consideração que a cultura da mídia colabora muito, e de forma complexa, com a constituição de modos de pensar e agir, tanto no sentido da massificação e padronização do cotidiano, como eventualmente abrindo espaços para processos alternativos de formação de identidade. Este trabalho fundamenta-se principalmente nos Estudos Culturais, buscando inspirações e respostas em situações de recepção envolvendo crianças de 9 a 12 anos, meninos e meninas. Em síntese, foi mostrado às crianças um episódio do seriado Hannah Montana, do Disney Channel, e o desenho animado Zica e os Camaleões, ganhador do prêmio de melhor animação na 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em 2010 - produzido em São Paulo, entendidos como textos geradores de análise e discussões em grupos focais e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa evidenciou que apesar da qualidade e da quantidade de equipamentos de mídias serem diferentes, as crianças possuem acesso semelhante a eles, com exceção da TV por assinatura. As categorias estereotipadas apresentadas nas produções midiáticas - como, por exemplo, "populares", "perdedores", "fracassados", "nerds", "normais", entre outras -, também se mostraram presentes no cotidiano escolar das crianças participantes. Apesar de as crianças naturalmente se dividirem em grupos, com ou sem a televisão, pois isso é próprio da vida social, foi possível perceber como isso acontece hoje a partir da televisão. Mesmo que o bullying não tenha sido o tema inicial desta pesquisa, ele surgiu nas falas das crianças participantes, que relataram que a violência está diretamente ligada à classificação dos grupos no espaço escolar. Ficou evidente que a causa desta divisão entre as crianças está muito mais ligada à intolerância e a desigualdade social, do que unicamente no que as mídias podem sugerir. Esta pesquisa tem como base teórica, entre outros: Ana Carolina Escosteguy, David Buckingham, Douglas Kellner, Edgar Morin, Edmir Perrotti, Gilka Girardello, Jesús Martín-Barbero, Joseph Tobin, Rosa M. B. Fischer e Stuart Hall.Florianópolis, SCGirardello, Gilka Elvira PonziUniversidade Federal de Santa CatarinaBieging, Patricia2012-10-25T17:24:08Z2012-10-25T17:24:08Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il., tabs.application/pdf295445http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94876porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:30:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94876Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:30:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
title |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
spellingShingle |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos Bieging, Patricia Educação Televisao - Aspectos psicologicos Identidade cultural Estereotipo (Psicologia) Crianças |
title_short |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
title_full |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
title_fullStr |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
title_full_unstemmed |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
title_sort |
Da busca de popularidade às práticas de bullying: crianças e produção de sentidos a partir de artefatos midiáticos |
author |
Bieging, Patricia |
author_facet |
Bieging, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bieging, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Televisao - Aspectos psicologicos Identidade cultural Estereotipo (Psicologia) Crianças |
topic |
Educação Televisao - Aspectos psicologicos Identidade cultural Estereotipo (Psicologia) Crianças |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2012-10-25T17:24:08Z 2012-10-25T17:24:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
295445 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94876 |
identifier_str_mv |
295445 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
192 p.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652416194707456 |