Teaching brazilian students how to read a foreign language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão |
id |
UFSC_afc585cf92c83430b010b858f4900425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157567 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Teaching brazilian students how to read a foreign languageLingua inglesaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e ExpressãoO estudo investiga com base no modelo interativo da leitura, a possibilidade de ensinar alunos brasileiros, adolescentes, principiantes no estudo de uma língua estrangeira a ler com compreensão textos simples, mas autênticos, em inglês, mesmo sem ter um bom conhecimento desta língua. Os sujeitos envolvidos foram 151 alunos da sétima série de cinco escolas municipais de Florianópolis. Os materiais de leitura preparados para o projeto foram aplicados por 5 professores (incluindo a pesquisadora). Os alunos foram pré-testados, e durante o ano letivo, submetidos a três testes de unidade, avaliados subjetivamente pelos professores por sua participação em classe e por fim pós-testados. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível ensinar a adolescentes sem conhecimento da língua inglesa, a ler com compreensão textos complemetares em inglês, uma vez que os alunos melhoram significamente do pré para o pós-teste e obtiveram aproveitamento superior a 70 % nos testes de unidade. Houve também uma correlação significativa entre os resultados entre si, bem como dos testes e da avaliação subjetiva feita pelos professores. Finalmente, os materiais preparados para o estudo mostraram-se adequados, pois os objetivos estabelecidos para a pesquisa foram satisfatoriamente atingidos.Bohn, Hilario InacioUniversidade Federal de Santa CatarinaBittencourt, Cristine Arins2016-01-08T16:14:14Z2016-01-08T16:14:14Z1989info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 146f.| il., tabsapplication/pdf79331https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T16:14:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157567Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T16:14:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
title |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
spellingShingle |
Teaching brazilian students how to read a foreign language Bittencourt, Cristine Arins Lingua inglesa Estudo e ensino |
title_short |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
title_full |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
title_fullStr |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
title_full_unstemmed |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
title_sort |
Teaching brazilian students how to read a foreign language |
author |
Bittencourt, Cristine Arins |
author_facet |
Bittencourt, Cristine Arins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bohn, Hilario Inacio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Cristine Arins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua inglesa Estudo e ensino |
topic |
Lingua inglesa Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão |
publishDate |
1989 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1989 2016-01-08T16:14:14Z 2016-01-08T16:14:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
79331 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567 |
identifier_str_mv |
79331 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 146f.| il., tabs application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232395063296 |