O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015. |
id |
UFSC_afd4b9195b662566a47d7fc5b334d4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172539 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégiaAdministraçãoPlanejamento estratégicoComunicação nas organizaçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.Esta dissertação aborda a relação entre o planejamento estratégico e a comunicação organizacional sob a perspectiva das influências existentes entre essas duas áreas da Administração quando inseridas no contexto organizacional. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar as influências da comunicação organizacional na formulação e implementação das estratégias por meio de um estudo de caso. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa, em relação à estratégia, reuniu autores como Kich e Pereira; Ansoff; Hambrick e Fredrickson; Pereira; Mintzberg e Quinn; Mintzberg, Lampel e Ahlstrand; Luecke;Whittington; Porter; Chandler; Ackoff; Yang; e, em relação à comunicação organizacional, foi fundamentada por autores como Bateman e Snell; Rego; Kich e Pereira; Shannnon e Weaver; Tomasi e Medeiros; Robbins; Bardero; Sandvik e Sypher; Jian, Schmisseur e Fairhurst; Putnam; Bueno; Cruz; Kunsch; Freire; Taylor e Van Every; Casali; Angeloni e Fernandes; Nonaka e Takeuchi; Davenport e Prusak; Tonet e Paz; Torquato; Beer e Eisenstat. Este estudo se estrutura a partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso único e se caracteriza pela abordagem qualitativa e método indutivo, sendo que os dados foram coletados por instrumentos como pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação sistemática. Através dos dados coletados, pode-se observar que, para os processos de formulação e implementação da estratégia acontecerem de maneira eficaz, a comunicação organizacional precisa ser trabalhada em conjunto com os Centros de Ensino. A conclusão da pesquisa comprova as proposições da pesquisa de Kich e Pereira e destaca a importância de compreender o processo estratégico de forma sistemática e considerar a integração a partir de um processo comunicacional pré-existente e favorável.<br>Abstract : This thesis discusses the relation between the strategic planning and the organizational communication from the perspective of existing influences between these two administration areas in the organizational context. The main aim of this study was to evaluate the influences of organizational communication in the formulation and implementation of strategies through a case study. The theoretical framework used to guide the research, related to strategy, has gathered authors such as Kich and Pereira; Ansoff; Hambrick and Fredrickson; Pereira; Mintzberg and Quinn; Mintzberg, Ahlstrand and Lampel; Luecke, Whittington; Porter; Chandler; Ackoff; Yang; and, regarding to the organizational communication, has based on authors such as Bateman and Snell; Trench; Kich and Pereira; Shannnon and Weaver; Tomasi and Medeiros; Robbins; Bardero; Sandvik and Sypher; Jian, Schmisseur and Fairhurst; Putnam; Bueno; Cross; Kunsch; Freire; Taylor and Van Every; Casali; Angeloni and Fernandes; Nonaka and Takeuchi; Davenport and Prusak; Tonet and Peace; Torquato; Beer and Eisenstat. This study was structured from the research strategy of single case study and it was characterized by qualitative approach and inductive method. Data were collected through literature review, document analysis, semi-structured interviews and systematic observation. It was observed that, for the effective formulation and implementation of strategy, the organizational communication needs to be worked combined with Teaching Centers. This research confirmed Kich and Pereira ropositions and highlighted the importance of understanding the strategic processsystematically, besides considering the integration from a pre-existing and favorable communication process.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaAntunes, Silmar Neckel2017-01-24T03:04:37Z2017-01-24T03:04:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il.application/pdf343630https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T03:04:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-24T03:04:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
title |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
spellingShingle |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia Antunes, Silmar Neckel Administração Planejamento estratégico Comunicação nas organizações |
title_short |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
title_full |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
title_fullStr |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
title_full_unstemmed |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
title_sort |
O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia |
author |
Antunes, Silmar Neckel |
author_facet |
Antunes, Silmar Neckel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maurício Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Silmar Neckel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Planejamento estratégico Comunicação nas organizações |
topic |
Administração Planejamento estratégico Comunicação nas organizações |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-01-24T03:04:37Z 2017-01-24T03:04:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
343630 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539 |
identifier_str_mv |
343630 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
165 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652091048067072 |