O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Silmar Neckel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
id UFSC_afd4b9195b662566a47d7fc5b334d4c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/172539
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégiaAdministraçãoPlanejamento estratégicoComunicação nas organizaçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.Esta dissertação aborda a relação entre o planejamento estratégico e a comunicação organizacional sob a perspectiva das influências existentes entre essas duas áreas da Administração quando inseridas no contexto organizacional. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar as influências da comunicação organizacional na formulação e implementação das estratégias por meio de um estudo de caso. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa, em relação à estratégia, reuniu autores como Kich e Pereira; Ansoff; Hambrick e Fredrickson; Pereira; Mintzberg e Quinn; Mintzberg, Lampel e Ahlstrand; Luecke;Whittington; Porter; Chandler; Ackoff; Yang; e, em relação à comunicação organizacional, foi fundamentada por autores como Bateman e Snell; Rego; Kich e Pereira; Shannnon e Weaver; Tomasi e Medeiros; Robbins; Bardero; Sandvik e Sypher; Jian, Schmisseur e Fairhurst; Putnam; Bueno; Cruz; Kunsch; Freire; Taylor e Van Every; Casali; Angeloni e Fernandes; Nonaka e Takeuchi; Davenport e Prusak; Tonet e Paz; Torquato; Beer e Eisenstat. Este estudo se estrutura a partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso único e se caracteriza pela abordagem qualitativa e método indutivo, sendo que os dados foram coletados por instrumentos como pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação sistemática. Através dos dados coletados, pode-se observar que, para os processos de formulação e implementação da estratégia acontecerem de maneira eficaz, a comunicação organizacional precisa ser trabalhada em conjunto com os Centros de Ensino. A conclusão da pesquisa comprova as proposições da pesquisa de Kich e Pereira e destaca a importância de compreender o processo estratégico de forma sistemática e considerar a integração a partir de um processo comunicacional pré-existente e favorável.<br>Abstract : This thesis discusses the relation between the strategic planning and the organizational communication from the perspective of existing influences between these two administration areas in the organizational context. The main aim of this study was to evaluate the influences of organizational communication in the formulation and implementation of strategies through a case study. The theoretical framework used to guide the research, related to strategy, has gathered authors such as Kich and Pereira; Ansoff; Hambrick and Fredrickson; Pereira; Mintzberg and Quinn; Mintzberg, Ahlstrand and Lampel; Luecke, Whittington; Porter; Chandler; Ackoff; Yang; and, regarding to the organizational communication, has based on authors such as Bateman and Snell; Trench; Kich and Pereira; Shannnon and Weaver; Tomasi and Medeiros; Robbins; Bardero; Sandvik and Sypher; Jian, Schmisseur and Fairhurst; Putnam; Bueno; Cross; Kunsch; Freire; Taylor and Van Every; Casali; Angeloni and Fernandes; Nonaka and Takeuchi; Davenport and Prusak; Tonet and Peace; Torquato; Beer and Eisenstat. This study was structured from the research strategy of single case study and it was characterized by qualitative approach and inductive method. Data were collected through literature review, document analysis, semi-structured interviews and systematic observation. It was observed that, for the effective formulation and implementation of strategy, the organizational communication needs to be worked combined with Teaching Centers. This research confirmed Kich and Pereira ropositions and highlighted the importance of understanding the strategic processsystematically, besides considering the integration from a pre-existing and favorable communication process.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaAntunes, Silmar Neckel2017-01-24T03:04:37Z2017-01-24T03:04:37Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 p.| il.application/pdf343630https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-24T03:04:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-24T03:04:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
title O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
spellingShingle O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
Antunes, Silmar Neckel
Administração
Planejamento estratégico
Comunicação nas organizações
title_short O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
title_full O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
title_fullStr O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
title_full_unstemmed O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
title_sort O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia
author Antunes, Silmar Neckel
author_facet Antunes, Silmar Neckel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maurício Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Silmar Neckel
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Planejamento estratégico
Comunicação nas organizações
topic Administração
Planejamento estratégico
Comunicação nas organizações
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-01-24T03:04:37Z
2017-01-24T03:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 343630
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539
identifier_str_mv 343630
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652091048067072