Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hawerroth, Jolmar Luis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101879
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_afed91e44750e558701c8307b2f521d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101879
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa CatarinaEngenharia de produçãoEnsino superiorSanta CatarinaProfessores universitarios -AvaliacaoModelosDesempenhoAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA avaliação assume a partir da década de 90 um papel de destaque no contexto das Instituições de Ensino Superior, tanto por proporcionar mais informações para gestão e qualificação dos serviços educacionais prestados à sociedade brasileira, quanto para embasamento das políticas governamentais que regem a sua expansão. Assim, o presente trabalho tem por objetivo geral apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina. Num segundo momento, a pesquisa faz uma análise da evolução histórica do ensino superior no Brasil, com o objetivo de evidenciar o ambiente competitivo que bem caracteriza o mercado da educação neste nível de ensino. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para uma eficaz administração do corpo docente nas estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais.Assim sendo, a pesquisa evidencia os principais modelos de avaliação no contexto da educação superior, a importância da avaliação de desempenho e das estratégias para consecução dos objetivos e alcance dos resultados planejados pela organização, com vistas à proposição de um modelo de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas em Instituições de Ensino Superior. A pesquisa em pauta é do tipo exploratória, descritiva e avaliativa. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevistas do tipo não-estruturadas, análise documental, observação e questionários. O tratamento dos dados se dá de forma qualitativa e quantitativa.O modelo de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas é validado no Curso de Administração e Ênfases da Faculdade Estácio de Sá de SC, sendo importante frisar que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim sendo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior, pois permite ao administrador maximizar a eficácia das organizações neste nível de ensino.Florianópolis, SCBastos, Rogerio CidUniversidade Federal de Santa CatarinaHawerroth, Jolmar Luis2013-07-15T23:27:08Z2013-07-15T23:27:08Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis199 f.| il.application/pdf222004http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101879porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:30:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101879Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:30:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
spellingShingle Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
Hawerroth, Jolmar Luis
Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Professores universitarios -
Avaliacao
Modelos
Desempenho
Avaliação
title_short Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_full Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_fullStr Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_full_unstemmed Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
title_sort Estratégias acadêmicas como alternativa de avaliação de desempenho docente: o caso da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina
author Hawerroth, Jolmar Luis
author_facet Hawerroth, Jolmar Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Rogerio Cid
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hawerroth, Jolmar Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Professores universitarios -
Avaliacao
Modelos
Desempenho
Avaliação
topic Engenharia de produção
Ensino superior
Santa Catarina
Professores universitarios -
Avaliacao
Modelos
Desempenho
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:27:08Z
2013-07-15T23:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 222004
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101879
identifier_str_mv 222004
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264968028160