Estudo comparativo de marcas de serviços em dispositivos móveis
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214720 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019. |
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Estudo comparativo de marcas de serviços em dispositivos móveisDesignBranding (Marketing)Marca de produtosDispositivos móveisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.Este trabalho é um estudo de como as marcas se comunicam no contexto da economia criativa, que tipo de estratégias necessitam para conquistar consumidores que possuem fácil acesso a internet, ampliando cada dia mais as possibilidades de pesquisa por determinado serviço ou produto. Empresas já estabelecidas em seu ramo de atuação enfrentam mudanças diárias no mercado e, consequentemente, nas escolhas de consumidores, repercutindo em valores e segmentos. Envolvimento diário com as mídias digitais abre portas de uma nova economia, possibilitando oportunidade de maior engajamento entre consumidor e marca. Essa mudança impactou também no branding, exigindo uma dedicação maior no entendimento de sua capacidade de representação da intensidade do vínculo emotivo com o consumidor, portanto busca-se a utilização de elementos simbólicos como modo de expressão, de manifestação de sentido e de comunicação social, como também, outras formas de linguagem. Consumidores não se orientam mais só por conhecerem características do produto, mas também por se identificarem com as marcas, suas promessas e expectativas. Além de consumirem aspectos tangíveis e intangíveis de uma marca, estão interagindo diariamente em seus hábitos culturais que se materializam em marcas de serviços no meio digital. As marcas se tornaram importantes e, complexos signos de posicionamento social, sua força de fusão provoca e possibilita sua adequação a reproduções dos desejos de cada consumidor. Na medida em que o valor das marcas representa uma fração substancial do valor das organizações como um todo ou da sua capitalização de mercado, o branding como instrumento de gestão na construção de valor e de sustentabilidade na vida das marcas das organizações. Desempenha função imprescindível por diferenciar e incorporar os elementos intangíveis: emoção, contexto e a essência da marca que mais importam aos consumidores na decisão de comprar. Este estudo caracteriza-se como pesquisa exploratória, sendo realizada revisão bibliográfica da literatura para identificar os principais estudos relacionados ao design, design de serviço, branding, dispositivos móveis, hábitos culturais e economia criativa, bem como fontes secundárias. Para o delineamento da pesquisa, foi executada uma análise comparativa entre os principais serviços de transporte individual por aplicativo, Cabify, 99 e Uber, descrevendo: como o design se manifesta através de suas ações, e sua personalidade é transferida para a atitude da marca nos dispositivos móveis.<br>Abstract : This is a study of how to branding communicate as a creative communication scheme, what kind of strategy is most important for people who have easy access to the internet, expanding day by day as a service or product option. Companies already participate in their activities of market change and, consequently, in the choices of consumers, impacting on values and segments. Daily engagement with the economy options opens doors to a new economy, allowing the opportunity for greater engagement between the consumer and the brand. Impose to also impact on branding, requiring a greater dedication in its capacity to represent the intensity of the emotional bond with the consumer, as it seeks the use of symbolic elements as a means of expression, of manifestation of meaning and of social communication, as well as other forms of language. Consumers are no longer oriented to know the characteristics of the product, but also to identify themselves as brands, their promises and expectations. In addition, the tangible and intangible themes of a brand are interacting daily in their cultural habits that materialize in brands of non-digital services. Brands become important and complex, capable of shaping the social, their strength of concentration provokes and makes possible their adaptation to the reproductions of the desires of each consumer. To the extent that the value of brands represents a substantial fraction of the totality of companies as a whole or their market capitalization, branding as a tool for managing a culture of value and sustainability in the life of an organization's brands. Performance, Context and the Essentials of the most important to incorporate in decision to buy. This study was published as an exploratory research, under the literature review for the main projects related to design, service design, branding, mobile devices, cultural media and creative economy, as well as secondary materials. In order to delineate the research, a comparative analysis was applied between the main individual transport services per application, Cabify, 99 and Uber, as: the project was developed through its actions, and its personality is transferred to an attitude of the mobile devices.Triska, RicardoUniversidade Federal de Santa CatarinaSauthier, Guilherme2020-10-21T21:09:02Z2020-10-21T21:09:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis81 p.| il.application/pdf363564https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214720porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:09:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214720Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:09:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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