O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frandoloso, Pablo Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
id UFSC_ae6ae6df83770886378c2627912008b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185484
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SCDesignBranding (Marketing)Marca de produtosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.Negócios locais de pequeno porte representam 99% do setor empresarial do Brasil (SEBRAE) e carregam uma íntima ligação com os lugares, as pessoas que neles vivem e os sentidos criados nessa interação. Perante a tendência do global voltar a ser local, percebe-se que tais negócios ainda desconhecem ou subaproveitam desse potencial para se tornarem mais competitivos, relevantes e sustentáveis, fator que se evidencia na escassez de estudos e casos específicos do tema. Essa pesquisa teve como objetivo empreender uma investigação mais profunda a essas questões sob o olhar da gestão do design enquanto disciplina que visa promover a identificação de vocações, potencializar identidades e agregar valor a partir do processo colaborativo da construção de marcas, como os projetos desenvolvidos pelo LOGO UFSC ? Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional, a qual o pesquisador está vinculado. Para tanto, o referencial teórico envolveu uma ampla gama de áreas de conhecimento: design, branding, place branding, urbanismo, geografia, economia, antropologia, sociologia, psicologia, filosofia, entre outras. Os diálogos teóricos permitiram tecer pontos de conexão entre os temas e propor bases conceituais que mapearam e descreveram as principais características presentes em uma marca e sua identificação local. Em um segundo momento, uma pesquisa de campo foi aplicada na cidade de Chapecó, SC, e levantou junto a seus moradores as marcas que melhor representavam a cidade. Além de perceber padrões do perfil das marcas mais relevantes para a amostra, esse levantamento foi a base para o estudo de duas marcas locais: Brasão Supermercados e Baita Kão Lanches. Entrevistas semiestruturadas em profundidade com 20 stakeholders completaram o processo de investigação que resultou na identificação das características que melhor representam a ligação entre a identidade da marca e a identidade local. O cruzamento da pesquisa de campo com o referencial teórico permitiu a proposição de um framework e diretrizes para a construção de marcas em sinergia com sua identidade local. Por fim, conclui-se que os negócios dizem muito sobre sua identidade local e que os locais dizem muito sobre suas marcas. Além disso, possibilidades para a continuidade da pesquisa em relação ao tema são propostas.Gonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaFrandoloso, Pablo Eduardo2018-04-13T19:30:22Z2018-04-13T19:30:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il., gráfs.application/pdf350440https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:30:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185484Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:30:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
title O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
spellingShingle O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
Frandoloso, Pablo Eduardo
Design
Branding (Marketing)
Marca de produtos
title_short O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
title_full O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
title_fullStr O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
title_full_unstemmed O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
title_sort O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
author Frandoloso, Pablo Eduardo
author_facet Frandoloso, Pablo Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Marília Matos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Frandoloso, Pablo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Branding (Marketing)
Marca de produtos
topic Design
Branding (Marketing)
Marca de produtos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-13T19:30:22Z
2018-04-13T19:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 350440
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484
identifier_str_mv 350440
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651921267884032