O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_ae6ae6df83770886378c2627912008b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185484 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SCDesignBranding (Marketing)Marca de produtosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017.Negócios locais de pequeno porte representam 99% do setor empresarial do Brasil (SEBRAE) e carregam uma íntima ligação com os lugares, as pessoas que neles vivem e os sentidos criados nessa interação. Perante a tendência do global voltar a ser local, percebe-se que tais negócios ainda desconhecem ou subaproveitam desse potencial para se tornarem mais competitivos, relevantes e sustentáveis, fator que se evidencia na escassez de estudos e casos específicos do tema. Essa pesquisa teve como objetivo empreender uma investigação mais profunda a essas questões sob o olhar da gestão do design enquanto disciplina que visa promover a identificação de vocações, potencializar identidades e agregar valor a partir do processo colaborativo da construção de marcas, como os projetos desenvolvidos pelo LOGO UFSC ? Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional, a qual o pesquisador está vinculado. Para tanto, o referencial teórico envolveu uma ampla gama de áreas de conhecimento: design, branding, place branding, urbanismo, geografia, economia, antropologia, sociologia, psicologia, filosofia, entre outras. Os diálogos teóricos permitiram tecer pontos de conexão entre os temas e propor bases conceituais que mapearam e descreveram as principais características presentes em uma marca e sua identificação local. Em um segundo momento, uma pesquisa de campo foi aplicada na cidade de Chapecó, SC, e levantou junto a seus moradores as marcas que melhor representavam a cidade. Além de perceber padrões do perfil das marcas mais relevantes para a amostra, esse levantamento foi a base para o estudo de duas marcas locais: Brasão Supermercados e Baita Kão Lanches. Entrevistas semiestruturadas em profundidade com 20 stakeholders completaram o processo de investigação que resultou na identificação das características que melhor representam a ligação entre a identidade da marca e a identidade local. O cruzamento da pesquisa de campo com o referencial teórico permitiu a proposição de um framework e diretrizes para a construção de marcas em sinergia com sua identidade local. Por fim, conclui-se que os negócios dizem muito sobre sua identidade local e que os locais dizem muito sobre suas marcas. Além disso, possibilidades para a continuidade da pesquisa em relação ao tema são propostas.Gonçalves, Marília MatosUniversidade Federal de Santa CatarinaFrandoloso, Pablo Eduardo2018-04-13T19:30:22Z2018-04-13T19:30:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il., gráfs.application/pdf350440https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:30:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185484Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:30:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
title |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
spellingShingle |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC Frandoloso, Pablo Eduardo Design Branding (Marketing) Marca de produtos |
title_short |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
title_full |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
title_fullStr |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
title_full_unstemmed |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
title_sort |
O local das marcas: um estudo sobre a relação das marcas e a identidade local na cidade de Chapecó, SC |
author |
Frandoloso, Pablo Eduardo |
author_facet |
Frandoloso, Pablo Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Marília Matos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frandoloso, Pablo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Branding (Marketing) Marca de produtos |
topic |
Design Branding (Marketing) Marca de produtos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-04-13T19:30:22Z 2018-04-13T19:30:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
350440 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484 |
identifier_str_mv |
350440 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651921267884032 |