Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozar, Andrezza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157403
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
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spelling Fatores que influenciam na evasão: estudo de caso do curso de licenciatura em física a distância da UFSCAdministraçãoGestão universitáriaUniversidades e faculdadesAdministraçãoEvasao universitariaEnsino a distanciaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015O curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catariana apresenta uma evasão de mais de 60% na primeira edição do curso oferecido pela Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa tem por objetivo Analisar os principais fatores que influenciam na evasão do curso de licenciatura em física na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa teórico-empírico, descritivo, ex-post-facto, aplicado, bibliográfica, documental, e estudo de caso, tendo uma abordagem quantitativa e qualitativa. Em consulta a pesquisas empíricas foram apontados os possíveis fatores causadores da evasão. Através da aplicação de questionário os alunos evadidos puderam escalonar quais fatores mais contribuíram na decisão de evadir. Pela análise de Pareto foram identificados que a Carga horária de Trabalho e Inflexibilidade do horário do trabalho foram os principais fatores causadores da evasão. Assim os fatores apontados são próprios do perfil do aluno do curso que são trabalhadores que necessitam durante o percurso acadêmico equilibrar o tempo entre as diversas esferas da vida: família, lazer, trabalho e estudo. <br>Abstract : The first edition of the Distance Learning Program offered to the undergraduate students of Physics y the Federal University of Santa Catarina under the program UAB (Universidade Aberta do Brasil) showed a dropout rate of more than 60%. The objective of this research is to analyze the main factors that influenced the students to drop out of this Distance Learning course. For this purpose a research was conducted based on data collected from theoretical, empirical, descriptive, ex-post-facto, applied, bibliographical and documental and analyses. The study is quantitative and qualitative. While conducting the survey with the students, a questionnaire with empirical factors was presented as possible causes for their dropping out of the course. The students were asked to evaluate the course and point out the most probable factors that influenced their decisions to discontinue from the course. Through the Pareto analysis, it was identified that the main factors that contributed to the high dropout rate were excess workload and lack of flexibility in the working hours at their jobs. Thus this research has helped to define the profile of the students who enroll in this course. They are full time job holders that need to balance their time between their new academic endeavor and other spheres of their lives such as family, leisure time activities, work and studies.Tosta, Kelly Cristina Benetti TonaniUniversidade Federal de Santa CatarinaRozar, Andrezza2016-01-05T03:04:49Z2016-01-05T03:04:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152 p.| grafs., tabs.application/pdf336584https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157403porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-05T03:04:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157403Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-05T03:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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