Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inoue, Arissa Nagava
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223742
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_b1c65887bb329b3655abaefd9ae7054e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/223742
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional InclusivoExperiência do usuárioAvaliação heurísticaUsabilidadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoA usabilidade de uma plataforma visa proporcionar uma interação eficiente, eficaz, fácil e agradável ao usuário, para ser simples e natural a execução de todas tarefas e ações. Muitas plataformas podem apresentar problemas em suas interfaces, dificultando ou impossibilitando seu uso pelos usuários. Assim, surge a necessidade de realizar uma avaliação que seja capaz de identificar esses problemas. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a usabilidade da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo através da realização de uma avaliação heurística. A metodologia consistiu na revisão da literatura e pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. Como resultado foi identificado a violação de cinco das dez heurísticas aplicadas, sendo elas a visibilidade do status do sistema, compatibilidade do sistema e o mundo real, prevenção de erros, flexibilidade e eficiência de uso e ajudar os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e se recuperarem de erros.The usability of a platform aims to provide an efficient, effective, easy and pleasant interaction for the user, so that the execution of all tasks and actions can be simple and natural. Many platforms may have problems with their interfaces, making it difficult or impossible for users to use them. Thus, there is a need to carry out an evaluation capable of identifying these problems. This final paper aims to investigate the usability of the Inclusive Educational Monitoring Platform by conducting a heuristic evaluation. The methodology consisted of a literature review and exploratory research with a qualitative approach. As a result, the violation of five of the ten applied heuristics was identified: the visibility of system status, match between system and the real world, error prevention, flexibility and efficiency of use and help users recognize, diagnose and recover from errors.Araranguá, SCLunardi, Giovani MendonçaUniversidade Federal de Santa CatarinaInoue, Arissa Nagava2021-05-24T16:48:11Z2021-05-24T16:48:11Z2021-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223742info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-24T16:48:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223742Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-24T16:48:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
title Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
spellingShingle Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
Inoue, Arissa Nagava
Experiência do usuário
Avaliação heurística
Usabilidade
title_short Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
title_full Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
title_fullStr Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
title_full_unstemmed Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
title_sort Avaliação heurística da Plataforma de Acompanhamento Educacional Inclusivo
author Inoue, Arissa Nagava
author_facet Inoue, Arissa Nagava
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunardi, Giovani Mendonça
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Inoue, Arissa Nagava
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do usuário
Avaliação heurística
Usabilidade
topic Experiência do usuário
Avaliação heurística
Usabilidade
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-24T16:48:11Z
2021-05-24T16:48:11Z
2021-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223742
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652258942910464