O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
id |
UFSC_b27a0413ea0db97fb4078d81be80b642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101950 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolarEducaçãoPratica de ensinoEnsinoProjetosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA pesquisa trata da temática do ensino por meio de projetos no contexto atual da escola pública estadual de Santa Catarina a partir das falas das professoras das séries iniciais. É uma abordagem sobre as práticas pedagógicas que se efetivam na escola, buscando identificar os sentidos que mobilizam as professoras e apreender a relação entre a proposição do ensino por projetos e a dinâmica escolar. Por meio de entrevistas e questionários com as professoras e representantes da escola construiu-se uma análise descritiva dos sentidos declarados pelas docentes e do contexto educativo em que se inserem. Organizados em dois eixos explicativos que foram capazes de explicitar o movimento do professor na prática pedagógica, temos: um que aponta os sentidos como construções singulares a partir da preocupação em instigar a aprendizagem do aluno, e outro, a dinâmica da organização escolar na relação com o ensino.Florianópolis, SCSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Lisley Canola Treis2013-07-15T23:38:22Z2013-07-15T23:38:22Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224065http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:23:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:23:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
title |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
spellingShingle |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar Teixeira, Lisley Canola Treis Educação Pratica de ensino Ensino Projetos |
title_short |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
title_full |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
title_fullStr |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
title_sort |
O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar |
author |
Teixeira, Lisley Canola Treis |
author_facet |
Teixeira, Lisley Canola Treis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Lisley Canola Treis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pratica de ensino Ensino Projetos |
topic |
Educação Pratica de ensino Ensino Projetos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-15T23:38:22Z 2013-07-15T23:38:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224065 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950 |
identifier_str_mv |
224065 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652291120562176 |