O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lisley Canola Treis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_b27a0413ea0db97fb4078d81be80b642
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101950
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolarEducaçãoPratica de ensinoEnsinoProjetosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA pesquisa trata da temática do ensino por meio de projetos no contexto atual da escola pública estadual de Santa Catarina a partir das falas das professoras das séries iniciais. É uma abordagem sobre as práticas pedagógicas que se efetivam na escola, buscando identificar os sentidos que mobilizam as professoras e apreender a relação entre a proposição do ensino por projetos e a dinâmica escolar. Por meio de entrevistas e questionários com as professoras e representantes da escola construiu-se uma análise descritiva dos sentidos declarados pelas docentes e do contexto educativo em que se inserem. Organizados em dois eixos explicativos que foram capazes de explicitar o movimento do professor na prática pedagógica, temos: um que aponta os sentidos como construções singulares a partir da preocupação em instigar a aprendizagem do aluno, e outro, a dinâmica da organização escolar na relação com o ensino.Florianópolis, SCSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Lisley Canola Treis2013-07-15T23:38:22Z2013-07-15T23:38:22Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf224065http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:23:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/101950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:23:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
title O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
spellingShingle O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
Teixeira, Lisley Canola Treis
Educação
Pratica de ensino
Ensino
Projetos
title_short O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
title_full O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
title_fullStr O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
title_full_unstemmed O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
title_sort O ensino por projetos: os sentidos que as professoras articulam e a dinâmica da organização escolar
author Teixeira, Lisley Canola Treis
author_facet Teixeira, Lisley Canola Treis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vânia Beatriz Monteiro da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lisley Canola Treis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pratica de ensino
Ensino
Projetos
topic Educação
Pratica de ensino
Ensino
Projetos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-15T23:38:22Z
2013-07-15T23:38:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224065
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950
identifier_str_mv 224065
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652291120562176