Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141773 |
Resumo: | Ultimamente temos nos deparado com diversos projetos que contemplam a parceria entre instituições de ensino Universidade – Escola Pública. Sabemos que essa relação é fundamental, principalmente para os alunos de licenciatura que irão atuar nestas escolas, pois o compartilhamento faz com que os atores envolvidos vivam experiências motivadoras ou não para exercer a carreira docente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma integração entre futuros professores de matemática e os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de uma região do interior de São Paulo. A ideia surgiu por meio de um projeto de extensão oferecido para essa faixa de escolaridade, durante as aulas da disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no início de 2011. Entre algumas reflexões sobre o ambiente escolar de educação básica e a sua relação com a disciplina de matemática, percebemos ser pertinente elaborar e ministrar um curso que desse ênfase em tópicos de matemática aplicada para alunos do ensino médio. Esta prática de parceria contribuiu para a troca de experiências entre os envolvidos, além dos graduandos cumprirem uma carga horária com projetos que são obrigatórios para o estágio docência. |
id |
UNSP_c243082d39befcb4a68b918d2abe0179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141773 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola públicaProjetoEstágioPrática de ensinoUltimamente temos nos deparado com diversos projetos que contemplam a parceria entre instituições de ensino Universidade – Escola Pública. Sabemos que essa relação é fundamental, principalmente para os alunos de licenciatura que irão atuar nestas escolas, pois o compartilhamento faz com que os atores envolvidos vivam experiências motivadoras ou não para exercer a carreira docente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma integração entre futuros professores de matemática e os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de uma região do interior de São Paulo. A ideia surgiu por meio de um projeto de extensão oferecido para essa faixa de escolaridade, durante as aulas da disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no início de 2011. Entre algumas reflexões sobre o ambiente escolar de educação básica e a sua relação com a disciplina de matemática, percebemos ser pertinente elaborar e ministrar um curso que desse ênfase em tópicos de matemática aplicada para alunos do ensino médio. Esta prática de parceria contribuiu para a troca de experiências entre os envolvidos, além dos graduandos cumprirem uma carga horária com projetos que são obrigatórios para o estágio docência.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]2016-07-19T13:00:23Z2016-07-19T13:00:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4439-4445application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4439-44452357-7819http://hdl.handle.net/11449/141773ISSN2357-7819-2014-4439-4445.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:18.849828Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
title |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
spellingShingle |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP] Projeto Estágio Prática de ensino |
title_short |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
title_full |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
title_fullStr |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
title_full_unstemmed |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
title_sort |
Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública |
author |
Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP] |
author_facet |
Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Estágio Prática de ensino |
topic |
Projeto Estágio Prática de ensino |
description |
Ultimamente temos nos deparado com diversos projetos que contemplam a parceria entre instituições de ensino Universidade – Escola Pública. Sabemos que essa relação é fundamental, principalmente para os alunos de licenciatura que irão atuar nestas escolas, pois o compartilhamento faz com que os atores envolvidos vivam experiências motivadoras ou não para exercer a carreira docente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma integração entre futuros professores de matemática e os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de uma região do interior de São Paulo. A ideia surgiu por meio de um projeto de extensão oferecido para essa faixa de escolaridade, durante as aulas da disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no início de 2011. Entre algumas reflexões sobre o ambiente escolar de educação básica e a sua relação com a disciplina de matemática, percebemos ser pertinente elaborar e ministrar um curso que desse ênfase em tópicos de matemática aplicada para alunos do ensino médio. Esta prática de parceria contribuiu para a troca de experiências entre os envolvidos, além dos graduandos cumprirem uma carga horária com projetos que são obrigatórios para o estágio docência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:23Z 2016-07-19T13:00:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4439-4445 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141773 ISSN2357-7819-2014-4439-4445.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141773 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4439-4445 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4439-4445.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4439-4445 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129475973480448 |