Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141773
Resumo: Ultimamente temos nos deparado com diversos projetos que contemplam a parceria entre instituições de ensino Universidade – Escola Pública. Sabemos que essa relação é fundamental, principalmente para os alunos de licenciatura que irão atuar nestas escolas, pois o compartilhamento faz com que os atores envolvidos vivam experiências motivadoras ou não para exercer a carreira docente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma integração entre futuros professores de matemática e os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de uma região do interior de São Paulo. A ideia surgiu por meio de um projeto de extensão oferecido para essa faixa de escolaridade, durante as aulas da disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no início de 2011. Entre algumas reflexões sobre o ambiente escolar de educação básica e a sua relação com a disciplina de matemática, percebemos ser pertinente elaborar e ministrar um curso que desse ênfase em tópicos de matemática aplicada para alunos do ensino médio. Esta prática de parceria contribuiu para a troca de experiências entre os envolvidos, além dos graduandos cumprirem uma carga horária com projetos que são obrigatórios para o estágio docência.
id UNSP_c243082d39befcb4a68b918d2abe0179
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141773
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola públicaProjetoEstágioPrática de ensinoUltimamente temos nos deparado com diversos projetos que contemplam a parceria entre instituições de ensino Universidade – Escola Pública. Sabemos que essa relação é fundamental, principalmente para os alunos de licenciatura que irão atuar nestas escolas, pois o compartilhamento faz com que os atores envolvidos vivam experiências motivadoras ou não para exercer a carreira docente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma integração entre futuros professores de matemática e os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de uma região do interior de São Paulo. A ideia surgiu por meio de um projeto de extensão oferecido para essa faixa de escolaridade, durante as aulas da disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no início de 2011. Entre algumas reflexões sobre o ambiente escolar de educação básica e a sua relação com a disciplina de matemática, percebemos ser pertinente elaborar e ministrar um curso que desse ênfase em tópicos de matemática aplicada para alunos do ensino médio. Esta prática de parceria contribuiu para a troca de experiências entre os envolvidos, além dos graduandos cumprirem uma carga horária com projetos que são obrigatórios para o estágio docência.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]2016-07-19T13:00:23Z2016-07-19T13:00:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4439-4445application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4439-44452357-7819http://hdl.handle.net/11449/141773ISSN2357-7819-2014-4439-4445.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141773Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:18.849828Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
title Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
spellingShingle Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]
Projeto
Estágio
Prática de ensino
title_short Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
title_full Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
title_fullStr Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
title_full_unstemmed Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
title_sort Relato, projeto de estágio, e prática de ensino entre alunos de licenciatura e alunos da escola pública
author Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]
author_facet Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alberto Luiz Pereira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto
Estágio
Prática de ensino
topic Projeto
Estágio
Prática de ensino
description Ultimamente temos nos deparado com diversos projetos que contemplam a parceria entre instituições de ensino Universidade – Escola Pública. Sabemos que essa relação é fundamental, principalmente para os alunos de licenciatura que irão atuar nestas escolas, pois o compartilhamento faz com que os atores envolvidos vivam experiências motivadoras ou não para exercer a carreira docente. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma integração entre futuros professores de matemática e os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de uma região do interior de São Paulo. A ideia surgiu por meio de um projeto de extensão oferecido para essa faixa de escolaridade, durante as aulas da disciplina de Prática de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado no início de 2011. Entre algumas reflexões sobre o ambiente escolar de educação básica e a sua relação com a disciplina de matemática, percebemos ser pertinente elaborar e ministrar um curso que desse ênfase em tópicos de matemática aplicada para alunos do ensino médio. Esta prática de parceria contribuiu para a troca de experiências entre os envolvidos, além dos graduandos cumprirem uma carga horária com projetos que são obrigatórios para o estágio docência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:23Z
2016-07-19T13:00:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4439-4445
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141773
ISSN2357-7819-2014-4439-4445.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141773
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4439-4445
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4439-4445.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4439-4445
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129475973480448