Fluxo informacional em projetos de cooperação universidade-empresa: um estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintro, Sirlene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216646
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.
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spelling Fluxo informacional em projetos de cooperação universidade-empresa: um estudoCiência da informaçãoGestão da informaçãoFluxo da informaçãoCooperação universidade-empresaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2020.A informação, como elemento essencial dentro das organizações, necessita ser adequadamente gerenciada, atentando-se aos fluxos informacionais que dão origem ao conhecimento. No ambiente e nos processos de inovação, o fluxo informacional, quando planejado e gerido, oportuniza que as organizações alcancem desenvolvimento, vantagem competitiva e inovação. Isso se aplica, no contexto da inovação, também a projetos de cooperação formalizados entre universidades e empresas, os quais abrangem um espaço de interação, cooperação e desenvolvimento em inovação, compreendendo um fluxo informacional intenso. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal estabelecer diretrizes para o fluxo informacional em projetos de pesquisa com cooperação universidade-empresa integrantes de processos de inovação tecnológica de empresas. Os procedimentos metodológicos da pesquisa envolvem levantamento e discussão teórica sobre fluxo informacional e processo de cooperação universidade-empresa, bem como pesquisa de campo com base em estudo de caso. O contexto de estudo da pesquisa compreende projetos formais de cooperação entre universidades e empresas integrantes de processos de inovação tecnológica, sendo realizada a coleta de dados por meio de entrevistas exploratórias e semiestruturadas com os coordenadores e participantes dos projetos de cooperação, visando mapear o fluxo informacional do processo desse ambiente. A partir da análise dos dados foi possível identificar aspectos e características que se destacaram e que influenciam diretamente no processo do fluxo informacional dos projetos de cooperação universidade-empresa: burocracia nos processos, gestão da informação, comunicação entre as organizações cooperantes, sigilo informacional, registro e armazenamento da informação e compartilhamento da informação. Com o aporte da literatura viabilizou-se a discussão sobre tais aspectos e, também, a realização de inferências sobre os mesmos, visando seu entendimento. Após a evidenciação e discussão desses aspectos, foram propostas diretrizes para o gerenciamento do fluxo informacional em projetos de cooperação universidade-empresa, as quais foram apresentadas a especialistas visando avaliação quanto à sua consistência e aplicabilidade, bem como seu aprimoramento e consolidação. Como resultado, a pesquisa possibilitou estabelecer um conjunto composto por sete diretrizes: 1) Desenvolvimento de cultura informacional; 2) Desenvolvimento de plano de gestão da informação; 3) Implementação de sistemas tecnológicos informacionais; 4) Desenvolvimento de programa de capacitação voltado para a competência informacional; 5) Estabelecimento de plano de gerenciamento da comunicação; 6) Desenvolvimento de ações e recursos para incentivo e promoção do compartilhamento de informação e conhecimento; 7) Desenvolvimento de ações para promoção da interação entre as equipes das organizações cooperantes. Ainda, foi possível complementar o instrumento de análise do fluxo informacional com a inserção de um novo componente, o registro e armazenamento da informação. A pesquisa oferece contribuições teóricas e práticas, visto que o gerenciamento do fluxo informacional nesse ambiente pode interferir nos resultados dos processos de cooperação universidade-empresa e, por conseguinte, no processo de inovação.Abstract: Information, as an essential element within organizations, needs to be properly managed, paying attention to the informational flows that give rise to knowledge. In the innovation environment and processes, the information flow, when planned and managed, allows organizations to achieve development, competitive advantage and innovation. This applies, in the context of innovation, also to formal cooperation projects between universities and companies, which encompass a space for interaction, cooperation and development in innovation, comprising an intense information flow. Thus, this research has as main objective to establish guidelines for the informational flow in research projects with university-company cooperation that are part of companies' technological innovation processes. The methodological procedures of the research involve raising and theoretical discussion about information flow and the university-company cooperation process, as well as field research based on a case study. The research study context comprises formal cooperation projects between universities and companies that are part of technological innovation processes, with data being collected through exploratory and semi-structured interviews with the coordinators and participants of the cooperation projects, in order to map the information flow of the process in that environment. From the data analysis it was possible to identify aspects and characteristics that stood out and that directly influence the process of information flow of university-business cooperation projects: bureaucracy in processes, information management, communication between cooperating organizations, information confidentiality, registration and information storage and information sharing. With the contribution of literature, it was possible to discuss these aspects and also make inferences about them, aiming at understanding them. After the disclosure and discussion of these aspects, guidelines were proposed for the management of the information flow in university-company cooperation projects, which were presented to specialists in order to assess their consistency and applicability, as well as their improvement and consolidation. As a result, the research made it possible to establish a set composed of seven guidelines: 1) Development of informational culture; 2) Development of an information management plan; 3) Implementation of information technology systems; 4) Development of a training program aimed at information competence; 5) Establishment of a communication management plan; 6) Development of actions and resources to encourage and promote the sharing of information and knowledge; 7) Development of actions to promote interaction between the teams of the cooperating organizations. It was also possible to complement the information flow analysis instrument with the insertion of a new component, the registration and storage of information. The research offers theoretical and practical contributions, since the management of the information flow in this environment can interfere in the results of the universitycompany cooperation processes and, therefore, in the innovation process.Rados, Gregório Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaPintro, Sirlene2020-10-21T21:32:26Z2020-10-21T21:32:26Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis290 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369345https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216646porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:32:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216646Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:32:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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