Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_b37b3cc09ea4c92ca7981dd7976a4b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130921 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências BiológicasEducação científica e tecnológicaTecnologia educacionalCiênciaEstudo e ensinoProfessores de cienciaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.Esta dissertação trata da análise dos espaços de possibilidades para a formação de futuros professores com a apropriação crítica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências, especialmente em uma disciplina ofertada aos Cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas da UFSC. Fundamentou-se na perspectiva da Teoria Crítica e da Mídia-Educação para relacionar com os desafios do Ensino de Ciências, especialmente a partir da proposta Freiriana de educação para a liberdade. A metodologia qualitativa de pesquisa foi inspirada na concepção de Investigação-Ação, para o desenvolvimento de um modelo conceitual de análise das categorias: contexto, diálogo, reflexão e ação, em duas dimensões: a disciplina e a metadisciplina. Ao final deste estudo, concluímos que o instrumento se mostrou eficaz para a exploração da prática docente mediada pelas tecnologias e para a investigação da proposta pedagógica como um espaço de formação crítica no Ensino de Ciência.<br>Abstract : This thesis deals with possible spaces in future teachers' education for a critical appropriation of Information and Communication Technologies in Science Teaching, especially in a discipline offered for Physics and Biology teachers' degree at Federal University in Santa Catarina, Brazil. It is based on the perspective of Critical Theory and Media Education to relate to the challenges of Science Teaching, especially from a freiriana perspective of an education for freedom. A conceptual model of analysis was created from a qualitative methodology approach and was used to investigate four categories: context, dialogue, reflection and action, in two dimensions, discipline and meta-discipline. The instrument showed to be adequate for the exploration of teaching practices mediated by technology and to investigate the discipline as a space for critical education in Science Teaching.Lapa, Andréa BrandãoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouto, Ingrid Nicola2015-03-18T20:56:30Z2015-03-18T20:56:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis207 p.| il., grafs., tabs.application/pdf328002https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T20:56:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T20:56:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
title |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas Souto, Ingrid Nicola Educação científica e tecnológica Tecnologia educacional Ciência Estudo e ensino Professores de ciencia Formação |
title_short |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
title_full |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
title_sort |
Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas |
author |
Souto, Ingrid Nicola |
author_facet |
Souto, Ingrid Nicola |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapa, Andréa Brandão Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Ingrid Nicola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Tecnologia educacional Ciência Estudo e ensino Professores de ciencia Formação |
topic |
Educação científica e tecnológica Tecnologia educacional Ciência Estudo e ensino Professores de ciencia Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-18T20:56:30Z 2015-03-18T20:56:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
328002 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921 |
identifier_str_mv |
328002 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651923545391104 |