Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Ingrid Nicola
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_b37b3cc09ea4c92ca7981dd7976a4b5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130921
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências BiológicasEducação científica e tecnológicaTecnologia educacionalCiênciaEstudo e ensinoProfessores de cienciaFormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.Esta dissertação trata da análise dos espaços de possibilidades para a formação de futuros professores com a apropriação crítica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências, especialmente em uma disciplina ofertada aos Cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas da UFSC. Fundamentou-se na perspectiva da Teoria Crítica e da Mídia-Educação para relacionar com os desafios do Ensino de Ciências, especialmente a partir da proposta Freiriana de educação para a liberdade. A metodologia qualitativa de pesquisa foi inspirada na concepção de Investigação-Ação, para o desenvolvimento de um modelo conceitual de análise das categorias: contexto, diálogo, reflexão e ação, em duas dimensões: a disciplina e a metadisciplina. Ao final deste estudo, concluímos que o instrumento se mostrou eficaz para a exploração da prática docente mediada pelas tecnologias e para a investigação da proposta pedagógica como um espaço de formação crítica no Ensino de Ciência.<br>Abstract : This thesis deals with possible spaces in future teachers' education for a critical appropriation of Information and Communication Technologies in Science Teaching, especially in a discipline offered for Physics and Biology teachers' degree at Federal University in Santa Catarina, Brazil. It is based on the perspective of Critical Theory and Media Education to relate to the challenges of Science Teaching, especially from a freiriana perspective of an education for freedom. A conceptual model of analysis was created from a qualitative methodology approach and was used to investigate four categories: context, dialogue, reflection and action, in two dimensions, discipline and meta-discipline. The instrument showed to be adequate for the exploration of teaching practices mediated by technology and to investigate the discipline as a space for critical education in Science Teaching.Lapa, Andréa BrandãoUniversidade Federal de Santa CatarinaSouto, Ingrid Nicola2015-03-18T20:56:30Z2015-03-18T20:56:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis207 p.| il., grafs., tabs.application/pdf328002https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T20:56:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T20:56:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
title Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
spellingShingle Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
Souto, Ingrid Nicola
Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Ciência
Estudo e ensino
Professores de ciencia
Formação
title_short Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
title_full Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
title_fullStr Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
title_sort Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
author Souto, Ingrid Nicola
author_facet Souto, Ingrid Nicola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lapa, Andréa Brandão
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Ingrid Nicola
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Ciência
Estudo e ensino
Professores de ciencia
Formação
topic Educação científica e tecnológica
Tecnologia educacional
Ciência
Estudo e ensino
Professores de ciencia
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-18T20:56:30Z
2015-03-18T20:56:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328002
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921
identifier_str_mv 328002
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651923545391104