As tecnologias de informação e comunicação e o ensino de ciências no contexto das licenciaturas em educação do campo
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198330 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018. |
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As tecnologias de informação e comunicação e o ensino de ciências no contexto das licenciaturas em educação do campoEducação científica e tecnológicaEducação ruralAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoCiênciaTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.A Educação do Campo se constitui como um movimento teórico-prático e uma ação política recente que busca repensar a proposta de educação para os povos do campo: camponeses, quilombolas, ribeirinhos e demais sujeitos que vivem e trabalham nele. Ao considerar, de modo geral, as modificações na sociedade inter-relacionadas com os avanços tecnológicos, sabe-se que provocam modificações na escola e na estrutura de organização social. Destaca-se, assim, a não neutralidade e o caráter político das Tecnologias, o que envolve disputas de poder entre diferentes grupos sociais. Neste sentido, esta pesquisa tem como foco identificar as concepções e proposições de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas práticas interdisciplinares e intradisciplinares propostas e realizadas na área das Ciências da Natureza, nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, e também, destacar possibilidades de uso crítico e criativo das TICs no Ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo. Para isso, busca-se amparo nos referenciais da Teoria Crítica da Tecnologia, transpondo-a às escolas do campo por meio da Mídia-educação. Em relação ao Ensino de Ciências na perspectiva interdisciplinar, as principais referências retomam os estudos de base freireana, representados por Delizoicov, Angotti, Pernambuco, Halmenschlager, Gehlen, Britto e Molina, entre outros. Os procedimentos metodológicos tratam da análise de Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) de 17 universidades federais, abordando concepções de interdisciplinaridade e acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz-se também um levantamento das perspectivas de docentes e discentes das LEDOCs sobre o uso das TICs nesse contexto a partir de um questionário. Destaca-se a necessária formação docente para a utilização dessas tecnologias, de maneira a superar a visão tecnicista e instrumental, mediante a apresentação de algumas possibilidades de contribuição das TICs para suprir necessidades e limitações identificadas a partir deste estudo.Abstract : Rural Education constitutes a theoretical-practical movement and a recent political action, which seeks to rethink the education for the Countryside people - landsmen, quilombolas, riverine people and other subjects who live and work in rural areas. We also consider the changes in society in general intertwined with the technological advances that, in turn, cause changes in school and in the structure of social organization. Thus, we highlight the non-neutrality and the political character of the Technologies, which involves disputes for power between different social groups. Therefore, this research aims to identify the proposals for using Information and Communication Technologies (ICT) in inter- and intra-disciplinary practices proposed and carried out in Rural Education courses for teachers education, with focus in Natural Sciences, as well as to highlight possibilities of critical and creative use of ICT in Natural Science Teaching in Rural Education. Hence, we seek support in the frameworks of Critical Theory of Technology, moving it to rural schools by means of the Media-Education. . In what concerns the interdisciplinary Science Teaching, we take as benchmarks the Paulo Freire s studies, represented by Delizoicov, Angotti, Pernambuco, Halmenschlager, Gehlen, Britto, and Molina, among others. The methodological procedures deal with the analysis of the Pedagogical Projects of undergraduate courses in Rural Education (LEDOC) in 17 Federal Universities, regarding the conceptions of interdisciplinary practice and ICT. It also counts on asurvey on perspectives of teachers and students of LEDOC about uses of ICT in this context using a questionnaire. We emphasize the need for teacher education for the use of ICT in order to overcome the narrow vision of technologies as a tool, presenting some possibilities of ICT to fulfill the gaps and limitations identified from this study.Angotti, José AndréBritto, Néli Suzana QuadrosUniversidade Federal de Santa CatarinaCeolin, Taíse2019-07-25T11:40:04Z2019-07-25T11:40:04Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il., gráfs., tabs.application/pdf358650https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198330porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:40:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198330Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:40:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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