A construção social de mercados e alimentos bons, limpos e justos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187622 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
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A construção social de mercados e alimentos bons, limpos e justosNova Sociologia Econômica; Mercados da Agricultura Familiar; Alimentos orgânicos; Slow FoodTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Esta monografia analisa alguns exemplos de comercialização de produtos alimentares da sociobiodiversidade – orgânicos, agroecológicos e de populações tradicionais – realizados por dois engenhos de farinha de mandioca e por pescadores da Reserva Extrativista Marinha Costeira do Pirajubaé, no município de Florianópolis, durante os anos de 2016 e 2017. O objetivo principal desta pesquisa concentrou-se na identificação de atributos que compõem as estratégias de comercialização, utilizadas por essas iniciativas, apoiados pelo Movimento Slow Food, no processo de construção social de mercados da sociobiodiversidade. A pesquisa utiliza como marco teórico a Nova Sociologia Econômica que considera que: a) toda ação econômica é uma ação social; b) a ação econômica é socialmente situada e; c) as instituições econômicas são construções sociais. Neste sentido, buscou-se analisar os mercados sob a ótica das redes sociais, das normas técnicas, que se constituem como valores a serem negociados, e da qualidade que ancora valores em formas de produção e de vida. A pesquisa empírica utilizou abordagem qualitativa com estratégia multi-casos e coleta de dados primários (observação e entrevistas) e secundários (relatórios e documentos). Os achados empíricos evidenciam as interações sociais dos atores e a constituição de redes alimentares alternativas encontradas em cada estratégia de comercialização adotada nos casos analisados. Ao final é proposto um Quadro-Síntese das principais estratégias de comercialização baseadas na abordagem teórica da NSE.Florianópolis, SCBirochi, RenêUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Priscila Buss da2018-07-03T11:24:56Z2018-07-03T11:24:56Z2018-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187622porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-23T19:30:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T19:30:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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