Avaliação da formação inicial de egressos licenciados da UFFS: o curso de Ciências Biológicas como estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bárbara Grace Tobaldini de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214853
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
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A partir das suas orientações, identificamos, por meio da análise documental, as Dimensões a serem avaliadas na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciência Biológicas, a saber: Curricular, Avaliativa, Ciência e Sociedade, Profissional e Valores. O lócus de investigação desta tese foi a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e de modo específico o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, entendido como Dispositivo Educativo, ofertado no campus Realeza, no Paraná. Dos 62 egressos, até fevereiro de 2018, participaram deste estudo 46 deles. De natureza quantitativa e qualitativa, o domínio empírico do trabalho residiu no uso de questionário e entrevistas com os egressos do curso. O questionário foi elaborado com a escala do tipo Likert e respondido pelos 46 participantes, enquanto a entrevista foi realizada com nove egressos. As informações obtidas foram interpretadas a partir da Análise Textual Discursiva, tendo como categoria inicial as próprias dimensões a serem avaliadas. Diante dos três capítulos de análise, o presente estudo identificou elementos que indicam quais princípios e orientações federais e institucionais foram contemplados na formação dos acadêmicos e quais aspectos precisam ser discutidos e potencializados tendo em vista os objetivos formadores e a atuação profissional dos egressos. De modo similar, emerge deste estudo as limitações citadas pelos participantes em relação à matriz curricular e à formação do formador. Além disso, que práticas docentes e atividades institucionais sejam discutidas e que as orientações para a formação dos acadêmicos da UFFS e do curso analisado sejam revisitadas, avaliadas e problematizadas tendo em vista a perspectiva dos egressos. Diante da análise, podemos inferir que mesmo com as potencialidades identificadas ainda há vários elementos formativos que precisam ser aprimorados na formação dos acadêmicos e que eles estão relacionados aos domínios administrativos, sociais e educacionais. Finalizamos com algumas recomendações e com indicativos de outros estudos que podem e precisam ser realizados no âmbito da UFFS, e possivelmente de outras instituições de ensino.Abstract: This study focuses on Teacher Education and is aimed at assessing the training process of undergraduates from the Biology Licensure Program at the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) in the city of Realeza, Paraná, Brazil. The teacher training program is based on training principles and objectives established by national legislation and institutional guidelines. Drawing on Gérard Figari (1996) and Charles Hadji (1994), the aspects to be assessed in the undergraduates? training ? Curricular, Evaluative, Science and Society, Professional, and Values ? were identified through document analysis. Out of 62 graduates from the program up to February 2018, 46 joined the study. The research relied on quantitative and qualitative methods in the form of questionnaires and interviews. The questionnaire was developed based on the Likert scale and was answered by 46 participants, while the interview was conducted with nine graduates. Data was interpreted through Discursive Textual Analysis, with the aspects to be evaluated serving as starting points. In chapters 4 to 6, we discuss which principles and institutional and federal guidelines were contemplated in the teacher training and which aspects need to be problematized and reinforced, bearing in mind the program?s objectives and the professional performance of future teachers. Some limitations of the training program were identified from the participants? answers in relation to the curriculum and teacher training itself, which shows that certain teaching practices and institutional activities need to be discussed and that guidelines for undergraduate programs at UFFS should be reevaluated, taking into account the graduates? perspective. Therefore, this study offers insights into both the program?s potentiality and the elements that need to be improved, and demonstrates that they are related to administrative, social and educational aspects. We conclude this study with recommendations and suggestions for future research that could and should be conducted at UFFS, and possibly at other educational institutions.Alves Filho, José de PinhoSlongo, Ione Ines PinssonUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Bárbara Grace Tobaldini de2020-10-21T21:10:29Z2020-10-21T21:10:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis290 p.| il., gráfs.application/pdf368229https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214853porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:10:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214853Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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