O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camara, Alexsandra, Berticelli, Danilene Gullich Donin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386
id UFSC_b461e9b02970292d29e1dde8592689f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235217
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticosHistória da Educação MatemáticaSaberes profissionais dos ProfessoresEnsino de FraçõesEscola NovaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-28T20:15:07Z2022-05-28T20:15:07Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217Felisberto, Lidiane Gomes dos SantosCamara, AlexsandraBerticelli, Danilene Gullich Doninporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:17:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235217Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:17:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
title O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
spellingShingle O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
História da Educação Matemática
Saberes profissionais dos Professores
Ensino de Frações
Escola Nova
title_short O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
title_full O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
title_fullStr O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
title_full_unstemmed O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
title_sort O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
author Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
author_facet Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Camara, Alexsandra
Berticelli, Danilene Gullich Donin
author_role author
author2 Camara, Alexsandra
Berticelli, Danilene Gullich Donin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Camara, Alexsandra
Berticelli, Danilene Gullich Donin
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Saberes profissionais dos Professores
Ensino de Frações
Escola Nova
topic História da Educação Matemática
Saberes profissionais dos Professores
Ensino de Frações
Escola Nova
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05
2022-05-28T20:15:07Z
2022-05-28T20:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217
identifier_str_mv CAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652100060577792