O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386 |
id |
UFSC_b461e9b02970292d29e1dde8592689f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235217 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticosHistória da Educação MatemáticaSaberes profissionais dos ProfessoresEnsino de FraçõesEscola NovaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-28T20:15:07Z2022-05-28T20:15:07Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217Felisberto, Lidiane Gomes dos SantosCamara, AlexsandraBerticelli, Danilene Gullich Doninporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-28T20:17:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235217Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-28T20:17:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
title |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
spellingShingle |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos História da Educação Matemática Saberes profissionais dos Professores Ensino de Frações Escola Nova |
title_short |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
title_full |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
title_fullStr |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
title_full_unstemmed |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
title_sort |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
author |
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos |
author_facet |
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos Camara, Alexsandra Berticelli, Danilene Gullich Donin |
author_role |
author |
author2 |
Camara, Alexsandra Berticelli, Danilene Gullich Donin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos Camara, Alexsandra Berticelli, Danilene Gullich Donin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Saberes profissionais dos Professores Ensino de Frações Escola Nova |
topic |
História da Educação Matemática Saberes profissionais dos Professores Ensino de Frações Escola Nova |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05 2022-05-28T20:15:07Z 2022-05-28T20:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021. 2447-6447 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217 |
identifier_str_mv |
CAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021. 2447-6447 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652100060577792 |