AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Ronaldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marinho, Sidnei Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114716
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho docente de instituições de educação superior (IES) brasileiras à luz dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, tendo como referencial teórico a gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho. A pesquisa é entendida como aplicada, no tocante a abordagem é quantitativa e qualitativa, com coleta de dados primários e secundários através de levantamento bibliográfico e documental e tem como população 325.804 docentes de IES brasileiras. Através da análise dos dados constatou-se uma evolução no desempenho docente se comparado ao ano anterior, 2010. Identificado também a elevação na qualidade técnica e científica docente, sendo que 47,5% deles estão vinculados a apenas um curso e a razão de matrículas total por função docente é considerada adequada.
id UFSC_b52ad8425c38eff7bda97c1d82757fcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114716
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOREsta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho docente de instituições de educação superior (IES) brasileiras à luz dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, tendo como referencial teórico a gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho. A pesquisa é entendida como aplicada, no tocante a abordagem é quantitativa e qualitativa, com coleta de dados primários e secundários através de levantamento bibliográfico e documental e tem como população 325.804 docentes de IES brasileiras. Através da análise dos dados constatou-se uma evolução no desempenho docente se comparado ao ano anterior, 2010. Identificado também a elevação na qualidade técnica e científica docente, sendo que 47,5% deles estão vinculados a apenas um curso e a razão de matrículas total por função docente é considerada adequada.2013-12-12T20:08:06Z2013-12-12T20:08:06Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114716Telles, RonaldoMarinho, Sidnei Vieiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-12T20:08:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-12T20:08:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Telles, Ronaldo
title_short AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
title_sort AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
author Telles, Ronaldo
author_facet Telles, Ronaldo
Marinho, Sidnei Vieira
author_role author
author2 Marinho, Sidnei Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Ronaldo
Marinho, Sidnei Vieira
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desempenho docente de instituições de educação superior (IES) brasileiras à luz dos indicadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletados para o Censo da Educação Superior, 2011, tendo como referencial teórico a gestão universitária e aspectos da avaliação de desempenho. A pesquisa é entendida como aplicada, no tocante a abordagem é quantitativa e qualitativa, com coleta de dados primários e secundários através de levantamento bibliográfico e documental e tem como população 325.804 docentes de IES brasileiras. Através da análise dos dados constatou-se uma evolução no desempenho docente se comparado ao ano anterior, 2010. Identificado também a elevação na qualidade técnica e científica docente, sendo que 47,5% deles estão vinculados a apenas um curso e a razão de matrículas total por função docente é considerada adequada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-12T20:08:06Z
2013-12-12T20:08:06Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114716
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347002322944