A gestão de avaliações discentes e docentes em Instituições de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/851 |
Resumo: | Este artigo tem por objeto de pesquisa formas e sistemas de avaliações que são aplicadas em IES (Instituições de Ensino Superior). Com ele, argumenta-se sobre procedimentos, os quais coordenadores pedagógicos ou de curso devem ter para transformar as avaliações – da aprendizagem e da performance docente – mais significativas e eficazes para o alcance da qualidade educacional. Ao tratar das avaliações da aprendizagem, seus conceitos apoiam-se em alguns autores significativos, como Dias Sobrinho e Ristof (2002), Luckesi (2005), Moretto (2007) e Perrenoud (1999), entre outros. Por sua vez, Vaillant e Marcelo (2012) e outros sustentam a fundamentação teórica sobre avaliação docente e sua qualificação continuada. Já, quanto à avaliação de desempenho – performance, tema muito abordado na nova concepção de gestão de pessoas, foi utilizado pensamentos de alguns autores da administração, entre eles Lacombe (2012). O que se pretende com este artigo é demonstrar que existem práticas procedimentais para uma gestão eficaz, em instituições de ensino superior. Serão demonstradas as formas de implantação e suas possíveis vantagens no desenvolvimento da aprendizagem (estudantes) e da capacitação docente. Para tanto, a metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica e documental. Pode-se refletir que os coordenadores de cursos devem acompanhar o desenvolvimento do aprendizado, analisando o desenvolvimento de cada estudante, individualmente, propondo melhorias constantes. Para isso, devem proporcionar aos docentes momentos dialógicos de feedback, com os quais haja a reflexão sobre práticas de ensino, sobre a análise do aprendizado e sobre as avaliações processuais. |
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