Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Valéria de Souza
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84528
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_b5728b5727bb65922168b775111a0b8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84528
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case studyLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosMetaforaFiguras de linguagemLeituraPropagandaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.O objetivo deste estudo é contribuir para a discussão sobre compreensão metafórica e investigar as estratégias usadas por leitores em língua estrangeira quando lêem linguagem metafórica em títulos de artigos genuínos de revistas na língua inglesa. Pesquisas na área de leitura focalizaram no conhecimento prévio que o leitor traz para o texto como sendo crucial para o processamento da informação (Afflerbach, 1990; Daneman, 1991; Fincher-Kiefer, Post, Greene & Voss, 1988; Just & Carpenter, 1987; Pritchard, 1990; Spiro & Myers, 1984). Outros teóricos focalizaram na formação da metáfora (Lakoff & Johnson, 1980) e, mais recentemente, em como os leitores realmente processam metáforas (Steen, 1994; Vieira, 1999c). Este estudo se baseia na premissa de que leitores em língua estrangeira têm dificuldades em compreender jogos de palavras nos títulos de textos, o que por sua vez tem implicações na compreensão do texto que se segue. Desta forma, este estudo mostra as estratégias utilizadas por estes leitores de forma a compreender metáforas em títulos. Um enfoque qualitativo, etnográfico de estudo de caso foi utilizado, através do uso de métodos de triangulação. Os resultados mostraram que a metáfora não é nem acessada automaticamente nem possui um único significado. Os leitores têm dificuldade em observar significados metafóricos em títulos possivelmente devido a três variáveis principais: nível de proficiência dos leitores; diferenças culturais entre produtores e receptores de metáforas; e crenças dos leitores sobre o papel do especialista e do leitor na co-construção de significado. Os resultados indicam a necessidade de se incorporar, na sala de aula em língua estrangeira, estudos de gênero e conscientização da existência de metáforas .Florianópolis, SCVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaBarreira, Valéria de Souza2012-10-20T10:09:23Z2012-10-20T10:09:23Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf199939http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84528engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:06:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:06:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
title Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
spellingShingle Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
Barreira, Valéria de Souza
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Metafora
Figuras de linguagem
Leitura
Propaganda
title_short Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
title_full Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
title_fullStr Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
title_full_unstemmed Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
title_sort Fl reading strategies for metaphor and word game interpretation in a non-specialized magazine: a case study
author Barreira, Valéria de Souza
author_facet Barreira, Valéria de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, Valéria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Metafora
Figuras de linguagem
Leitura
Propaganda
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Metafora
Figuras de linguagem
Leitura
Propaganda
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T10:09:23Z
2012-10-20T10:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 199939
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84528
identifier_str_mv 199939
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84528
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652265324544000