Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Christian Miranda da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197538
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_b578cd16ddd0c18ba4f14e8aa64507d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197538
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino FundamentalRealidade AumentadaTecnologias da Informação e ComunicaçãoTecnologias na educaçãoCiênciasRealidade Aumentada na educaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e ComunicaçãoA astronomia é uma das áreas das ciências da natureza quem tem como objetivo estudar corpos celestiais, com o fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e seu movimento. Sendo uma matéria aplicada no ensino fundamental nos anos inicias, os docentes vêm procurando formas mais interativas de aplicar, buscando novas formas de ensinar um conteúdo tão abstrato. Assim, o presente trabalho tem como objetivo buscar aproximar a ciências da natureza com o aluno através da tecnologia, trazendo Realidade Aumentada como meio facilitador para a compreensão de conteúdos abstratos como a astronomia. Desta forma, será mostrado a aplicação e elaboração de um projeto que utiliza um aplicativo móvel com realidade aumentada para ensinar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando aumentar a interação e motivação dos alunos, contribuindo para o processo de aprendizagem. Esta pesquisa aplicada é de caráter exploratório, tendo como análise de dados qualitativa, aplicado com 14 alunos na escola Rio dos Anjos e 20 alunos na escola Nova Divinéia, ambas sediadas no município de Araranguá no estado de Santa Catarina. Os resultados obtidos foram positivos e promissores de acordo com a avaliação do autor-pesquisador, comprovado por questionários aplicados antes e depois da aplicação e depoimentos dos alunos. Estes resultados demostram que 99% dos alunos concordam que é mais interessante e divertido aprender astronomia com realidade aumentada.Astronomy is one of the areas of the sciences of nature that aims to study celestial bodies, in order to situate them in space and time and explain their origin and their movement. Being an applied subject in elementary education in the early years, teachers have been looking for more interactive ways of applying, seeking new ways of teaching such abstract content. Thus, the present work has as objective to try to approach the sciences of the nature with the student through the technology, bringing Augmented Reality like means facilitator for the understanding of abstract contents as astronomy. This work will show the application and elaboration of a project that uses a mobile application with augmented reality, to teach students from the beginning of elementary school, aiming to increase the interaction and motivation of the students, contributing to the learning process. This applied research has an exploratory character, having as qualitative data analysis, applied with 14 students in the Rio dos Anjos school and 20 students in the Nova Divinéia school, both located in the municipality of Araranguá in the state of Santa Catarina. The results were positive and promising according to the evaluation of the author-researcher, evidenced by questionnaires applied before and after the application and student testimonials. These results show that 99% of students agree that it is more interesting and fun to learn astronomy with augmented reality.Araranguá, SCPozzebon, ElianeOliveira, MarlonOliveira, MarlonUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Christian Miranda da2019-07-12T17:01:30Z2019-07-12T17:01:30Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis97 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197538info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-12T17:01:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197538Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T17:01:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
title Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
spellingShingle Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
Costa, Christian Miranda da
Realidade Aumentada
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias na educação
Ciências
Realidade Aumentada na educação
title_short Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
title_full Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
title_fullStr Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
title_sort Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
author Costa, Christian Miranda da
author_facet Costa, Christian Miranda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzebon, Eliane
Oliveira, Marlon
Oliveira, Marlon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Christian Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Aumentada
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias na educação
Ciências
Realidade Aumentada na educação
topic Realidade Aumentada
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias na educação
Ciências
Realidade Aumentada na educação
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T17:01:30Z
2019-07-12T17:01:30Z
2019-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197538
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652368926998528