Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
id UFSC_b595d30452bec41a2e4ddeab48c9f484
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215092
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticasEngenharia e gestão do conhecimentoUsabilidadeAcessibilidadeEnsino à distânciaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.A evolução das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) no mundo da educação tem tentado acompanhar as transformações que ocorrem também no trabalho e no entretenimento. Um exemplo é a expansão das plataformas MOOCs, como uma outra oportunidade de formação e capacitação para a aprendizagem online. O caráter massivo e aberto destes cursos tem ganho cada vez mais adeptos e melhor qualidade na oferta desse modo de disseminação do conhecimento. As plataformas MOOCs alimentam a intenção de ofertar condições de acesso universalizado, a todas as pessoas independente de condições motoras, físicas, cognitivas e tecnológicas. O objetivo deste estudo é analisar os fatores de acessibilidade e usabilidade que facilitem a efetividade no uso desses recursos configurando-se como boas práticas. Este é um estudo de cunho mais teórico que prático, baseado na revisão de literatura. Além de uma revisão de literatura, traz um reconhecimento de diferentes plataformas MOOCs, buscando identificar e associar os fatores de usabilidade e acessibilidade como garantia de boas práticas. Como resultado apresenta-se um quadro destacando-se as fontes e os indicadores recomendados para uma boa prática baseados nos fatores de usabilidade e acessibilidade. Esta é uma contribuição para com a expansão do uso desse recurso para qualquer pessoa que queira realizar um curso regular e certificado ou aquela que se limita e acessar um conhecimento desejado, em um determinado momento de desafio. Sugere continuidade a aprofundamento em novos temas como validar estes indicadores, desenvolver, aprimorar ou avaliar plataformas MOOCs.<br>Abstract : The evolution of Digital Communication Technology (TCD) in the world of education has tried to accompany the transformations that also occur in work and entertainment. One example is the expansion of MOOCs platforms, as another training and empowerment opportunity for online learning. The massive and open nature of these courses has been gaining more and more supporters and better quality in the offer of this way of disseminating knowledge. The MOOCs platforms foster the intention to offer universalized access conditions to all people regardless of motor, physical, cognitive and technological conditions. The objective of this study is to analyze the factors of accessibility and usability that facilitate the effectiveness in the use of these resources being configured as good practices. This is a study that is more theoretical than practical, based on the literature review. In addition to a literature review it brings a recognition of different MOOCs platforms, seeking to identify and associate usability and accessibility factors as a guarantee of good practices. As a result, a table is presented highlighting the sources and indicators recommended for good practice based on usability and accessibility factors. This is a contribution to the expansion of the use of this resource for anyone who wants to take a regular and certified course or one that limits and access a desired knowledge in a given moment of challenge. It suggests continuing to deepen in new themes such as validating these indicators, developing, improving or evaluating MOOCs platforms.Catapan, Araci HackSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Heluiza Ormelez de Almeida2020-10-21T21:13:01Z2020-10-21T21:13:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p.| il., gráfs.application/pdf363633https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215092Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
title Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
spellingShingle Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
Engenharia e gestão do conhecimento
Usabilidade
Acessibilidade
Ensino à distância
Tecnologia educacional
title_short Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
title_full Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
title_fullStr Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
title_full_unstemmed Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
title_sort Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
author Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
author_facet Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Spanhol, Fernando José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Usabilidade
Acessibilidade
Ensino à distância
Tecnologia educacional
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Usabilidade
Acessibilidade
Ensino à distância
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:13:01Z
2020-10-21T21:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 363633
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092
identifier_str_mv 363633
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652246954541056