Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_b595d30452bec41a2e4ddeab48c9f484 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215092 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticasEngenharia e gestão do conhecimentoUsabilidadeAcessibilidadeEnsino à distânciaTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.A evolução das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) no mundo da educação tem tentado acompanhar as transformações que ocorrem também no trabalho e no entretenimento. Um exemplo é a expansão das plataformas MOOCs, como uma outra oportunidade de formação e capacitação para a aprendizagem online. O caráter massivo e aberto destes cursos tem ganho cada vez mais adeptos e melhor qualidade na oferta desse modo de disseminação do conhecimento. As plataformas MOOCs alimentam a intenção de ofertar condições de acesso universalizado, a todas as pessoas independente de condições motoras, físicas, cognitivas e tecnológicas. O objetivo deste estudo é analisar os fatores de acessibilidade e usabilidade que facilitem a efetividade no uso desses recursos configurando-se como boas práticas. Este é um estudo de cunho mais teórico que prático, baseado na revisão de literatura. Além de uma revisão de literatura, traz um reconhecimento de diferentes plataformas MOOCs, buscando identificar e associar os fatores de usabilidade e acessibilidade como garantia de boas práticas. Como resultado apresenta-se um quadro destacando-se as fontes e os indicadores recomendados para uma boa prática baseados nos fatores de usabilidade e acessibilidade. Esta é uma contribuição para com a expansão do uso desse recurso para qualquer pessoa que queira realizar um curso regular e certificado ou aquela que se limita e acessar um conhecimento desejado, em um determinado momento de desafio. Sugere continuidade a aprofundamento em novos temas como validar estes indicadores, desenvolver, aprimorar ou avaliar plataformas MOOCs.<br>Abstract : The evolution of Digital Communication Technology (TCD) in the world of education has tried to accompany the transformations that also occur in work and entertainment. One example is the expansion of MOOCs platforms, as another training and empowerment opportunity for online learning. The massive and open nature of these courses has been gaining more and more supporters and better quality in the offer of this way of disseminating knowledge. The MOOCs platforms foster the intention to offer universalized access conditions to all people regardless of motor, physical, cognitive and technological conditions. The objective of this study is to analyze the factors of accessibility and usability that facilitate the effectiveness in the use of these resources being configured as good practices. This is a study that is more theoretical than practical, based on the literature review. In addition to a literature review it brings a recognition of different MOOCs platforms, seeking to identify and associate usability and accessibility factors as a guarantee of good practices. As a result, a table is presented highlighting the sources and indicators recommended for good practice based on usability and accessibility factors. This is a contribution to the expansion of the use of this resource for anyone who wants to take a regular and certified course or one that limits and access a desired knowledge in a given moment of challenge. It suggests continuing to deepen in new themes such as validating these indicators, developing, improving or evaluating MOOCs platforms.Catapan, Araci HackSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Heluiza Ormelez de Almeida2020-10-21T21:13:01Z2020-10-21T21:13:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis107 p.| il., gráfs.application/pdf363633https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215092Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
title |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
spellingShingle |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida Engenharia e gestão do conhecimento Usabilidade Acessibilidade Ensino à distância Tecnologia educacional |
title_short |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
title_full |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
title_fullStr |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
title_sort |
Acessibilidade e usabilidade em plataformas MOOC: indicadores de boas práticas |
author |
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida |
author_facet |
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catapan, Araci Hack Spanhol, Fernando José Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Heluiza Ormelez de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia e gestão do conhecimento Usabilidade Acessibilidade Ensino à distância Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia e gestão do conhecimento Usabilidade Acessibilidade Ensino à distância Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:13:01Z 2020-10-21T21:13:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
363633 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092 |
identifier_str_mv |
363633 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
107 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652246954541056 |