Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vivian Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130080
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
id UFSC_b665ed83d54df7e30bd3b09fcf4ed379
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130080
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.Educação infantilPrática de ensinoPlanejamentoProfessorTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação InfantilSabe-se que a prática pedagógica na Educação Infantil deve contemplar o educar, cuidar e brincar estas práticas devem ser planejadas de modo que favoreça o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Atuando enquanto Coordenadora Pedagógica, tenho a função de diagnosticar, orientar e avaliar o trabalho pedagógico das professoras o que exige que eu acompanhe a ação pedagógica dos professores tanto quando planejam, quanto à frente da ação pedagógica. Desta forma, observei pesquisei e analisei os planejamentos de duas professoras do 2º período de uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville. As análises desenvolvidas sinalizaram de forma visível à distância entre o que foi planejado e a execução dos planejamentos, além de se pautarem no tempo que o professor tem destinado ao seu planejamento como também as concepções que possuem além da necessidade uma formação continuada. Nesse sentido, quando se considera que os professores em seus relatos afirmam a necessidade de se planejar o processo de ensino, observa-se que na prática cotidiana ocorrerem mudanças que em alguns momentos não contemplam os objetivos da Educação Infantil. Para tanto, o presente artigo científico visa escutar o que a professora pensa sobre o ato de planejar e a relação deste com a prática cotidiana perante aos desafios encontrados no dia a dia.Florianópolis, SCRopelato, Carla Clauber da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Vivian Cristina2015-02-23T17:38:11Z2015-02-23T17:38:11Z2012-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis16 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130080porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-23T17:38:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130080Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-23T17:38:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
title Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
spellingShingle Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
Fernandes, Vivian Cristina
Educação infantil
Prática de ensino
Planejamento
Professor
title_short Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
title_full Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
title_fullStr Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
title_full_unstemmed Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
title_sort Planejamento x praxis: a relação entre o planejado e a prática e a visão do professor perante este desafio.
author Fernandes, Vivian Cristina
author_facet Fernandes, Vivian Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ropelato, Carla Clauber da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Vivian Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática de ensino
Planejamento
Professor
topic Educação infantil
Prática de ensino
Planejamento
Professor
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
2015-02-23T17:38:11Z
2015-02-23T17:38:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130080
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651972869357568