Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158107 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
id |
UFSC_b6a7154fa805906843eea3b27cd00361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158107 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricularMatemáticaModelos matemáticosEngenhariaModelos matematicosEngenhariaCurrículosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoA presente tese, intitulada QUALIDADE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ENGENHARIA: UMA PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGICA, faz uma análise sobre Gestão da Qualidade, Modelagem Matemática, História do Ensino de Matemática nas Engenharias do Brasil, Currículo vigente e propõe um plano para implantação e gerenciamento de qualidade para o ensino em geral e Cursos de Engenharia além de método de ensino aprendizagem e programa alternativo de matemática para um Curso de Engenharia. A área de Gestão da Qualidade mostrou que o ponto básico para atingir melhoria, em todos os setores, em especial no Ensino, é a definição de objetivos e planos para atingir os resultados desejados. Uma análise sobre a história do ensino da matemática na Engenharia no Brasil permitiu compreender onde e, a partir de que momento, se encontram a fragilidade e a descontinuidade dos programas de matemática, as causas que contribuíram para a deficiência da formação profissional e as conseqüências da implantação das Faculdades de Filosofia, na década de 30 e da Reforma Universitária, em 1968. Por outro lado, uma pesquisa sobre o currículo vigente indica que a questão curricular é pequena frente ao ensino praticado. A prática de Ensino utilizada nos Cursos de Engenharia, notadamente, de matemática tem se revelado desajustada e inadequada. A Modelagem Matemática mostra ser um processo utilizado há séculos, em toda ciência em geral e na área de Engenharia, em particular. Essa constatação aliada à experiência docente utilizando-se da Modelagem Matemática no ensino permitiu propor, implantar e avaliar métodos de ensino, de aprendizagem, de gerenciamento de um curso e de reestruturação do programa de matemática no intuito de oferecer condições para que se promova um ensino-aprendizagem de matemática, que além das teoria e prática, forneça ao futuro engenheiro habilidade de discernimento, discussão sobre aspectos da área, enfim, autonomia profissional crítica. A teoria da Gestão de Qualidade mostrou que a Modelagem e Modelação Matemáticas são ferramentas eficientes na formação de Engenheiros integrando seu aprendizado e suas necessidades profissionais, uma vez que apresentam vantagens para experiência intelectual dos futuros engenheiros e dos professores, valorizando enormemente a relação ensino aprendizagem, num contexto de mudanças aceleradas.Paladini, Edson P.Meyer, João FredericoUniversidade Federal de Santa CatarinaBiembengut, Maria Salett2016-01-08T21:24:32Z2016-01-08T21:24:32Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxvii,305f.| grafs., tabs. + anexoapplication/pdf109890https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158107porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T21:24:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158107Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T21:24:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
title |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
spellingShingle |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular Biembengut, Maria Salett Matemática Modelos matemáticos Engenharia Modelos matematicos Engenharia Currículos |
title_short |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
title_full |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
title_fullStr |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
title_full_unstemmed |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
title_sort |
Qualidade no ensino de matematica na engenharia : uma proposta metodologica e curricular |
author |
Biembengut, Maria Salett |
author_facet |
Biembengut, Maria Salett |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paladini, Edson P. Meyer, João Frederico Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Biembengut, Maria Salett |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Modelos matemáticos Engenharia Modelos matematicos Engenharia Currículos |
topic |
Matemática Modelos matemáticos Engenharia Modelos matematicos Engenharia Currículos |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 2016-01-08T21:24:32Z 2016-01-08T21:24:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
109890 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158107 |
identifier_str_mv |
109890 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xvii,305f.| grafs., tabs. + anexo application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651962889011200 |