Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Juliana Homem da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157391
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
id UFSC_b6d4742120f38f9128d1d918aa9b20d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157391
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagemEnfermagemEstudo e ensinoEducação em EnfermagemCriançasCuidado e higieneBrincadeirasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.O presente estudo corresponde a uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender o processo de ensino-aprendizagem do brinquedo terapêutico (BT) para a formação profissional do enfermeiro. A pedagogia crítico-reflexiva foi o referencial teórico-metodológico que apoiou toda a trajetória da pesquisa. A investigação temática foi realizada entre setembro e dezembro de 2013 com quatro docentes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir dos círculos de cultura, denominados ?cirandas de roda? seguindo as quatro etapas do método: levantamento dos temas geradores; codificação; decodificação; e desvelamento crítico da realidade. Os resultados apontaram nove temas geradores, que foram codificados da seguinte forma: 1) dificuldade de implementar o BT na prática educativa referindo-se aos temas geradores: desenvolver habilidades para ?brincar? depende das características de cada aluno, aprender a ?brincar? requer tempo no processo de formação do enfermeiro, o brincar/BT faz parte do cuidado de enfermagem à criança, a importância do brincar/brinquedo no desenvolvimento infantil; 2) a realidade vivenciada nos serviços de atenção à saúde da criança, do adolescente e família, frente à tecnologia do BT, relacionadas aos temas geradores: pouca utilização do BT na prática de cuidado dos enfermeiros, o BT precisa fazer parte do cuidado e da prescrição de enfermagem, o desenvolvimento do BT na prática de cuidado à criançarequer materiais específicos; 3) o desenvolvimento do BT pelo enfermeiro requer formação inicial e permanente, que compõe os temas geradores: falta de preparo do enfermeiro na graduação e falta de preparo do professor. Posteriormente as reflexões do grupo foram conduzidas no sentido deevoluir para as etapas seguintes do método. Dessa maneira, os docentes aproximaram-se da realidade vivida, sob um novo olhar, agora vislumbrando as possibilidades de mudanças, através do desenvolvimento de uma proposta de ensino denominada EDUCAR-BRINCAR-CUIDAR, caracterizando-se a etapa de decodificação. Na aproximação com o ensino do BT no curso de graduação em enfermagem, a partir dos ideais Freireanos, percebeu-se a necessidade de um distanciamento da realidade para objetivá-la, admirá-la e ultrapassar a esfera espontânea para chegar à esfera crítica. Diante da tomada de consciência da realidade, sob um novo ponto de vista, a partir do processo de ação-reflexão-ação pôde-se compreender que a trajetória aqui construída contribuirá para mudar a prática profissional do enfermeiro, desde que o outro reconheça também a necessidade de mudança, reforçando o pensamento de que para diminuirmos a lacuna entre o saber e o fazer, é fundamental adotarmos uma metodologia de ensino capaz de uma transformação sobre a realidade. Diante dessa perspectiva, a proposta EDUCAR-BRINCAR-CUIDAR caracterizou-se também como o desvelamento crítico da realidade apontando um caminho e, ao mesmo tempo, colaborando para a incorporação de uma atitude crítico-reflexiva capaz de uma ação transformadora sobre a realidade e para a formação de enfermeiros comprometidos com a utilização do BT em sua prática de cuidado à criança nos diferentes contextos de atenção à saúde.<br>Abstract : This study results from a qualitative participative survey aimed at understanding the teaching-learning process of the therapeutic play (TP) in the nurse?s professional training. The theoretical-methodological reference used was critical-reflective pedagogy. The thematic survey was conducted with four lecturers of the undergraduate nursing course at the Federal University of Santa Catarina from September to December 2013. The ?ring-a-ring? culture circle method, which includes four stages, namely a survey of generating themes, coding, decoding, and critical unveiling of reality, was used. The nine generating themes were codified in three major areas: 1) difficulty to implement the TP in educational practice, with the following themes: developing skills to ?play? depends on the student's characteristics, learning to ?play? requires time from the nurse?s training process, playing/TP is part of child nursing care, the importance of playing/the toy in child development. 2) The reality experienced in child, adolescent and family care units regarding TP technology, with the following themes: there is little use for the TP in the nurse?s care practice, the TP should be part of nursing care and prescription, the development of TP in child care practice requires specific materials. 3) The development of TP by the nurse requires initial and permanent training, with the following themes: lack of preparation during the undergraduate course and lack of preparation on the teacher?s part. The decoding stage included group reflections in which the lecturers came closer to the experiences and to a new view of the theme, seeing possible changes through the development of a teaching proposal called TEACH-PLAY-CARE. Once the lecturers started teaching the use of the TP in the undergraduate nursing course, they worked according to the ideals of Freire, where one needs to distance oneself from reality in order to make it objective, admire it and go beyond the sphere of spontaneity, to thesphere of criticism. The action-reflection-action phase led the lecturers to a new awareness of reality from which it was possible to understand that the path they followed will contribute to change the nurses? professional practice as long as they can also recognize the need for change. The adoption of a teaching methodology capable of transforming reality is needed to decrease the gap between knowledge and action. The TEACH-PLAY-CARE proposal was the critical unveiling of reality towards a new path that also helped to incorporate a new critical-reflective attitude that permits to transform reality and to qualify nurses who are committed to using the TP in their childcare practice in different health care contexts.Martini, Jussara GueRibeiro, Circéa AmáliaUniversidade Federal de Santa CatarinaLuz, Juliana Homem da2016-01-05T03:02:43Z2016-01-05T03:02:43Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis293 p.| il.application/pdf336388https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157391porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157391Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
title Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
Luz, Juliana Homem da
Enfermagem
Estudo e ensino
Educação em Enfermagem
Crianças
Cuidado e higiene
Brincadeiras
title_short Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
title_full Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
title_sort Educar - brincar - cuidar: uma proposta problematizadora de ensino no brinquedo/brinquedo terapêutico para o curso de graduação em enfermagem
author Luz, Juliana Homem da
author_facet Luz, Juliana Homem da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
Ribeiro, Circéa Amália
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Juliana Homem da
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudo e ensino
Educação em Enfermagem
Crianças
Cuidado e higiene
Brincadeiras
topic Enfermagem
Estudo e ensino
Educação em Enfermagem
Crianças
Cuidado e higiene
Brincadeiras
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-05T03:02:43Z
2016-01-05T03:02:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336388
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157391
identifier_str_mv 336388
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 293 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992624529408