Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerber, Mariana Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Varela, Martina Marcon
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232442
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_b6db1f581c3a3b38cbb99763619fae3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232442
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de FlorianópolisInteligência Emocional;Covid-19;Emoções;Ambiente organizacional.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.Está cada vez mais evidente que a qualidade de vida vem ficando para trás diante da rotina intensa e ausente de prioridades e planejamento que estamos vivenciando. Fatores como a pandemia e as dificuldades de relacionamentos interpessoais, estão influenciando o senso de urgência da humanidade, que tem deixado a saúde mental em segundo plano. Neste panorama, o conceito de Inteligência Emocional (IE) surge como forma de compreender e reagir às diversas emoções e sentimentos dentro e fora do ambiente de trabalho. Este estudo tem como objetivo diagnosticar quais foram os principais problemas relacionados à Inteligência Emocional que surgiram com a pandemia da COVID-19 na empresa RKS Engenharia de Estruturas. É uma pesquisa classificada como descritiva, exploratória, qualitativa e que utilizou como ferramenta de coleta de dados o questionário e entrevista. A realização deste questionário ocorreu com 11 engenheiros. Após obtidas as respostas, a análise foi feita por meio da leitura e comparação com o referencial teórico apresentado na pesquisa. Sobre isso, encontrou-se oito pontos positivos na organização e nove pontos negativos que precisam de ajustes e que irão colaborar com a promoção da Inteligência Emocional na organização e sugestões de ações foram realizadas para contemplar os problemas encontrados, para que empresa e funcionário lucrem com o bem estar durante as suas atividades laborais.It is increasingly evident that the quality of life is falling behind in the face of the intense routine and lack of priorities and planning that we are experiencing. Factors such as the pandemic and the difficulties of interpersonal relationships are influencing humanity's sense of urgency, which has left mental health in the background. In this scenario, the concept of Emotional Intelligence (EI) emerges as a way of understanding and reacting to the different emotions and feelings inside and outside the work environment. This study aims to diagnose which were the main problems related to Emotional Intelligence that arose with the COVID-19 pandemic in the company RKS Engenharia de Estruturas. It is a research classified as descriptive, exploratory, qualitative and that used the questionnaire and interview as a data collection tool. This questionnaire was carried out with 11 engineers. After obtaining the answers, the analysis was performed through reading and comparison with the theoretical framework presented in the research. About this, eight positive points were found in the organization and nine negative points that need adjustments and that will collaborate with the promotion of Emotional Intelligence in the organization and suggestions of actions were carried out to contemplate the problems encountered, so that the company and employee profit from well-being during their work activities.Florianópolis, SCMarcos, DalmauUniversidade Federal de Santa Catarina.Kerber, Mariana VasconcelosVarela, Martina Marcon2022-03-21T14:44:58Z2022-03-21T14:44:58Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis108application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232442info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-23T18:56:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232442Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-23T18:56:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
title Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
spellingShingle Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
Kerber, Mariana Vasconcelos
Inteligência Emocional;
Covid-19;
Emoções;
Ambiente organizacional.
title_short Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
title_full Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
title_fullStr Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
title_full_unstemmed Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
title_sort Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis
author Kerber, Mariana Vasconcelos
author_facet Kerber, Mariana Vasconcelos
Varela, Martina Marcon
author_role author
author2 Varela, Martina Marcon
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos, Dalmau
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerber, Mariana Vasconcelos
Varela, Martina Marcon
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Emocional;
Covid-19;
Emoções;
Ambiente organizacional.
topic Inteligência Emocional;
Covid-19;
Emoções;
Ambiente organizacional.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21T14:44:58Z
2022-03-21T14:44:58Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232442
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652416216727552