Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Maurício Dalpiaz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157281
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2015.
id UFSC_b6f54ff00d9ff14e2c7dc834404b94e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157281
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de AusubelGeografiaEstudo e ensinoClimatologiaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2015.A geografia escolar ainda possui características do ensino tradicional, sendo classificada por muitos autores como descritiva, descontextualizada, pouco reflexiva, entre outros. Nesse sentido, o presente trabalho trata da implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, com o tema climatologia na disciplina de geografia, em uma turma do 1º ano do curso técnico em nível médio integrado em eletromecânica do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Araranguá. Assim a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel possibilita contribuir com um processo de ensino-aprendizagem mais relacionado à vida do educando, pois a ideia central dessa teoria é que o fator isolado mais influente na aprendizagem do aluno é aquilo que ele já sabe. Foi desenvolvida uma sequência didática do tema climatologia e os alunos foram estimulados a produzir vídeos sobre o tema desastres climáticos, que foram publicados em um blog e canal do youtube na internet. Durante o projeto foram aplicados os fundamentos da aprendizagem significativa, com a utilização de organizadores prévios e mapas conceituais, obedecendo aos princípios da diferenciação progressiva e da reconciliação integradora. A pesquisa utilizou como método a pesquisa-ação. As principais obras utilizadas foram as de Moreira e Masini (2009); Kaercher (2014); Cavalcanti (1998) e Brasil (1998). O conteúdo dos vídeos produzidos pelos alunos sobre desastres climáticos, assim como o questionário aplicado antes e depois da implementação do projeto, mostraram resultados de aprendizagem do tema climatologia, bem como uma possível alternativa para romper com práticas comuns da geografia escolar.<br>Abstract : School geography also has characteristics of traditional teaching and is classified by many authors as descriptive, decontextualized, little reflective, etc. The present work deals with the implementation of an educational project, referenced in Ausubel s theory of meaningful verbal learning associated with the theme Climatology within Geography subject with a group of students of the Electromechanics Technical Course 1st grade integrated to High School of the Federal Institute of Santa Catarina, Campus Araranguá. Ausubel s theory proposses the ability to contribute with a teaching-learning process directly related to the students life, for the central idea of this theory is that the most influential factor in students learning is what they already know, i. e., their previous knowledge. We developed a didactic sequence on Climatology, and students were encouraged to produce videos on the topic climatic disasters, which were published in a blog and youtube channel on the Internet. During the project, the bases of meaningful learning were applied with the use of previous organizers and concept maps, following the principles of progressive differentiation and integrative reconciliation. The research used action research as a method. Moreira and Masini (2009); Kaercher (2014); Cavalcanti (1998) and Brazil (1998) served as the main theoretical contributions. The content of the videos produced by the students about weather disasters and the questionnaire applied before and after the deployment of this project showed learning outcomes from the theme Climatology, as well as a possible alternative for problematizing ordinary practices of school Geography.Nascimento, Rosemy da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaMello, Maurício Dalpiaz2015-12-22T03:02:32Z2015-12-22T03:02:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 p.| il.application/pdf336546https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157281porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:00:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157281Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:00:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
title Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
spellingShingle Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
Mello, Maurício Dalpiaz
Geografia
Estudo e ensino
Climatologia
Estudo e ensino
title_short Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
title_full Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
title_fullStr Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
title_full_unstemmed Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
title_sort Aprendizagem de climatologia em geografia no ensino médio fundamentada na teoria de Ausubel
author Mello, Maurício Dalpiaz
author_facet Mello, Maurício Dalpiaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Maurício Dalpiaz
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estudo e ensino
Climatologia
Estudo e ensino
topic Geografia
Estudo e ensino
Climatologia
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22T03:02:32Z
2015-12-22T03:02:32Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 336546
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157281
identifier_str_mv 336546
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651931963359232