O IMPACTO SOCIAL DA UNIVERSIDADE A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132041 |
Resumo: | Partimos do pressuposto que as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem uma responsabilidade social de fomentar ações que aproximem o que é produzido na universidade. Neste sentido durante o período de 2012/2013 buscando qualificar a formação e propor novas metodologias para as aulas de Educação Física, foi desenvolvido um trabalho junto aos professores da rede municipal de Bagé/RS, que teve como característica a pesquisa de intervenção. Foram três meses de discussões, diagnósticos, reflexões e principalmente um estudo dentro do método da pesquisa-ação. Toda a pesquisa foi orientada e conduzida seguindo os ciclos da pesquisa-ação defendidos por Tripp (2005). Os resultados foram obtidos através da realização de oficinas com filmagens, fotos, registros das anotações do trabalho de campo, onde constatamos o envolvimento e adesão dos professores durante a pesquisa, favorecendo a nossa análise de percepção quanto ao desenvolvimento dos mesmos durante todo o processo. É possível afirmar que o processo da pesquisa-ação, sob a forma de intervenção, cumpriu seu papel contemplando a efetivação de dois aspectos: o primeiro no que se refere à possibilidade de intervir positivamente na realidade do professor de Educação Física da escola e o segundo de favorecer o retorno social da pesquisa. |
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O IMPACTO SOCIAL DA UNIVERSIDADE A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃOPesquisa-ação; Impacto; Formação; Educação Física.Partimos do pressuposto que as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem uma responsabilidade social de fomentar ações que aproximem o que é produzido na universidade. Neste sentido durante o período de 2012/2013 buscando qualificar a formação e propor novas metodologias para as aulas de Educação Física, foi desenvolvido um trabalho junto aos professores da rede municipal de Bagé/RS, que teve como característica a pesquisa de intervenção. Foram três meses de discussões, diagnósticos, reflexões e principalmente um estudo dentro do método da pesquisa-ação. Toda a pesquisa foi orientada e conduzida seguindo os ciclos da pesquisa-ação defendidos por Tripp (2005). Os resultados foram obtidos através da realização de oficinas com filmagens, fotos, registros das anotações do trabalho de campo, onde constatamos o envolvimento e adesão dos professores durante a pesquisa, favorecendo a nossa análise de percepção quanto ao desenvolvimento dos mesmos durante todo o processo. É possível afirmar que o processo da pesquisa-ação, sob a forma de intervenção, cumpriu seu papel contemplando a efetivação de dois aspectos: o primeiro no que se refere à possibilidade de intervir positivamente na realidade do professor de Educação Física da escola e o segundo de favorecer o retorno social da pesquisa.INPEAU2015-04-13T14:33:58Z2015-04-13T14:33:58Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132041Santos, Roberta Santos Azambuja dosAfonso, Mariângela da RosaRibeiro, José Antonio BiccaFarias, Gelcemar Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T14:33:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T14:33:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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