Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_b791c502696bee09aa4fcf9562c96478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94336 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFAEducação científica e tecnológicaEstudo e ensinoCienciasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010A presente pesquisa discute a reconfiguração curricular denominada Situação de Estudo (SE), proposta pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (GIPEC-UNIJUÍ) e organizada a partir da abordagem de temas. Busca-se, neste trabalho, sistematizar e caracterizar o processo de reconstrução do currículo de Física, Química e Biologia do Ensino Médio, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), escola vinculada à UNIJUÍ. O objetivo principal é explicitar os critérios adotados para a escolha de temas para a elaboração e desenvolvimento de SE. Metodologicamente, a investigação se configura como um Estudo de Caso e os dados foram obtidos por meio de conversas informais com os professores de Física, Química e Biologia da EFA e de um questionário realizado com professores da Educação Básica, Ensino Superior e alunos da graduação envolvendo as áreas de Física, Química, Biologia e da pós-graduação em Educação nas Ciências. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Básica da EFA e pesquisadores integrantes do GIPEC-UNIJUÍ. Além disso, analisou-se o Plano de Estudo dos componentes curriculares envolvidos na elaboração e desenvolvimento de SE no Ensino Médio, o texto base para o desenvolvimento de SE e os artigos de pesquisa publicados pelo GIPEC-UNIJUÍ referentes ao desenvolvimento das SE na escola Básica. Para analisar as informações obtidas foram construídas cinco categorias de análise: Contextualização, Interdisciplinaridade, Problematização, Significação Conceitual e Superação da Prática Educativa. Como metodologia de análise optou-se pela Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o principal critério adotado na escolha dos temas para a elaboração de SE é conceitual. Por isso, argumenta-se que a inserção de alguns aspectos na dinâmica de obtenção dos temas e conceitos, como o reconhecimento da realidade local e a Redução Temática, podem complementar a metodologia de escolha dos temas e conceitos na SE, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.Souza, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaHalmenschlager, Karine Raquiel2012-10-25T08:52:10Z2012-10-25T08:52:10Z2012-10-25T08:52:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f.| il.application/pdf277166http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T17:54:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94336Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T17:54:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
title |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
spellingShingle |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA Halmenschlager, Karine Raquiel Educação científica e tecnológica Estudo e ensino Ciencias |
title_short |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
title_full |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
title_fullStr |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
title_full_unstemmed |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
title_sort |
Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA |
author |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
author_facet |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Carlos Alberto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Estudo e ensino Ciencias |
topic |
Educação científica e tecnológica Estudo e ensino Ciencias |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T08:52:10Z 2012-10-25T08:52:10Z 2012-10-25T08:52:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
277166 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336 |
identifier_str_mv |
277166 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 f.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652021704687616 |