Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halmenschlager, Karine Raquiel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
id UFSC_b791c502696bee09aa4fcf9562c96478
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94336
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFAEducação científica e tecnológicaEstudo e ensinoCienciasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010A presente pesquisa discute a reconfiguração curricular denominada Situação de Estudo (SE), proposta pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (GIPEC-UNIJUÍ) e organizada a partir da abordagem de temas. Busca-se, neste trabalho, sistematizar e caracterizar o processo de reconstrução do currículo de Física, Química e Biologia do Ensino Médio, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), escola vinculada à UNIJUÍ. O objetivo principal é explicitar os critérios adotados para a escolha de temas para a elaboração e desenvolvimento de SE. Metodologicamente, a investigação se configura como um Estudo de Caso e os dados foram obtidos por meio de conversas informais com os professores de Física, Química e Biologia da EFA e de um questionário realizado com professores da Educação Básica, Ensino Superior e alunos da graduação envolvendo as áreas de Física, Química, Biologia e da pós-graduação em Educação nas Ciências. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores da Educação Básica da EFA e pesquisadores integrantes do GIPEC-UNIJUÍ. Além disso, analisou-se o Plano de Estudo dos componentes curriculares envolvidos na elaboração e desenvolvimento de SE no Ensino Médio, o texto base para o desenvolvimento de SE e os artigos de pesquisa publicados pelo GIPEC-UNIJUÍ referentes ao desenvolvimento das SE na escola Básica. Para analisar as informações obtidas foram construídas cinco categorias de análise: Contextualização, Interdisciplinaridade, Problematização, Significação Conceitual e Superação da Prática Educativa. Como metodologia de análise optou-se pela Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o principal critério adotado na escolha dos temas para a elaboração de SE é conceitual. Por isso, argumenta-se que a inserção de alguns aspectos na dinâmica de obtenção dos temas e conceitos, como o reconhecimento da realidade local e a Redução Temática, podem complementar a metodologia de escolha dos temas e conceitos na SE, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.Souza, Carlos AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaHalmenschlager, Karine Raquiel2012-10-25T08:52:10Z2012-10-25T08:52:10Z2012-10-25T08:52:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 f.| il.application/pdf277166http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T17:54:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94336Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T17:54:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
title Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
spellingShingle Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
Halmenschlager, Karine Raquiel
Educação científica e tecnológica
Estudo e ensino
Ciencias
title_short Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
title_full Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
title_fullStr Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
title_full_unstemmed Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
title_sort Abordagem temática: análise da situação de estudo no ensino médio da EFA
author Halmenschlager, Karine Raquiel
author_facet Halmenschlager, Karine Raquiel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Carlos Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Halmenschlager, Karine Raquiel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Estudo e ensino
Ciencias
topic Educação científica e tecnológica
Estudo e ensino
Ciencias
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T08:52:10Z
2012-10-25T08:52:10Z
2012-10-25T08:52:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 277166
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336
identifier_str_mv 277166
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 f.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652021704687616