Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drews, Franciele
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95919
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
id UFSC_b8da3d41b53828bbcc6a4532fdbb924b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95919
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básicaEducação científica e tecnológicaQuimicaEstudo e ensinoEducação ambientalQuímica VerdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011O presente trabalho consiste em um estudo teórico-reflexivo sobre a abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química da Educação Básica, tendo como ponto de partida interlocuções teóricas dos campos ambiental, científico e educacional, e como objeto de análise textos publicados em dois periódicos, um nacional e outro internacional, destinados a professores de Química de nível médio. O objetivo geral desta dissertação, portanto, é o de contribuir para a abordagem crítica e socioambiental de temáticas relativas ao meio ambiente na educação em Química. Para tanto, foram caracterizados e analisados o conteúdo de 48 artigos sobre questões ambientais divulgados nas revistas Química Nova na Escola e Green: la Scienza al servizio dell'Uomo e dell'Ambiente, apontando possíveis contribuições de suas mensagens à elaboração de iniciativas didático-metodológicas orientadas pela perspectiva Crítico-Transformadora de Educação Ambiental. Neste sentido, reflete-se, primeiramente, sobre a caracterização contemporânea do meio ambiente como um contexto de crises no qual se conjugam tanto aspectos físico-químicos e biológicos como sociais, políticos, econômicos, culturais e científico-tecnológicos; e sobre trajetórias e perspectivas da problemática ambiental no contexto da educação formal. A partir da análise do corpus de investigação, discute-se a priori a predominância dos seguintes "temas" no conjunto de textos selecionados: "Crise energética", "Atmosfera terrestre", "A problemática do lixo", "Recursos hídricos" e "Novos materiais, tecnologias limpas e produtos verdes". De forma semelhante, destaca-se a predominância de "Informações de dimensão científica e técnica" na mensagem de todos os artigos, as quais foram subclassificadas em "Estudo do ambiente natural", "Controle da poluição: análise, monitoramento e remediação" e "A perspectiva da prevenção". Todavia, aponta-se também a identificação de "Ideias e argumentos para além da dimensão científica e técnica" em 27 (vinte e sete) artigos. A partir disso, infere-se que uma das contribuições do conteúdo das produções textuais analisadas é a possibilidade de superação de lacunas existentes na formação inicial de professores de Química em relação aos conhecimentos e técnicas da Química Ambiental e aos princípios e tecnologias da Química Verde. Assim como se destaca, sobretudo, a contribuição das "Ideias e argumentos para além da dimensão científica e técnica" à abordagem crítica e socioambiental de temáticas ambientais no ensino de Química, principalmente devido ao distanciamento que as mesmas possibilitam de visões naturalistas de meio ambiente. Uma contribuição que interpretamos ser importante tanto à formação docente quanto à elaboração de atividades didático-metodológicas na perspectiva Crítico-Transformadora de Educação Ambiental.Florianópolis, SCMarques, Carlos AlbertoDelizoicov, DemetrioUniversidade Federal de Santa CatarinaDrews, Franciele2012-10-26T07:08:39Z2012-10-26T07:08:39Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis233 p.| il.application/pdf294613http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95919porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T15:56:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95919Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T15:56:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
title Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
spellingShingle Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
Drews, Franciele
Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Educação ambiental
Química Verde
title_short Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
title_full Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
title_fullStr Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
title_full_unstemmed Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
title_sort Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da educação básica
author Drews, Franciele
author_facet Drews, Franciele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Carlos Alberto
Delizoicov, Demetrio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Drews, Franciele
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Educação ambiental
Química Verde
topic Educação científica e tecnológica
Quimica
Estudo e ensino
Educação ambiental
Química Verde
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T07:08:39Z
2012-10-26T07:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 294613
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95919
identifier_str_mv 294613
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652009797058560