Formação docente continuada e práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90261 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_b82064a4ae01d842ff731eb7f37bc877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90261 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação docente continuada e práticas educativasEducaçãoProfessores -FormaçãoEducação permanentePratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA pesquisa Formação Docente Continuada e Práticas Educativas teve o objetivo de apreender elementos referentes à relação das professoras da Rede Municipal de Ensino de Planalto Alegre - SC com a formação continuada oferecida e suas práticas educativas. O corpus deste trabalho empírico foi formado pelas falas das docentes da Rede Municipal. No desenvolvimento deste estudo, optou-se pelo trabalho de campo, através de procedimentos centrais como a observação, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas individuais. Como suporte teórico para subsidiar a análise dos dados, utilizaram-se diferentes estudos sobre os temas políticas de formação de professores, desenvolvimento de práticas educativas e processos relativos ao desenvolvimento profissional. Com base nesses estudos, foram problematizados elementos como: os desafios da formação dos professores, a natureza do trabalho docente e as políticas de formação inicial e continuada. Os resultados mostram que as professoras da Rede Municipal de Ensino apontam dilemas na sua prática educativa cotidiana, havendo demandas por inovações pedagógicas. A partir das oportunidades de formação continuada oferecidas e que se podem revelar nas práticas pedagógicas, essas demandas se expressam por um processo que se constitui na superação dos conflitos.Florianópolis, SCSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaSalvagni, Isandra2012-10-23T07:48:06Z2012-10-23T07:48:06Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf243852http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90261porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:26:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90261Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:26:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente continuada e práticas educativas |
title |
Formação docente continuada e práticas educativas |
spellingShingle |
Formação docente continuada e práticas educativas Salvagni, Isandra Educação Professores - Formação Educação permanente Pratica de ensino |
title_short |
Formação docente continuada e práticas educativas |
title_full |
Formação docente continuada e práticas educativas |
title_fullStr |
Formação docente continuada e práticas educativas |
title_full_unstemmed |
Formação docente continuada e práticas educativas |
title_sort |
Formação docente continuada e práticas educativas |
author |
Salvagni, Isandra |
author_facet |
Salvagni, Isandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvagni, Isandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Educação permanente Pratica de ensino |
topic |
Educação Professores - Formação Educação permanente Pratica de ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2012-10-23T07:48:06Z 2012-10-23T07:48:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
243852 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90261 |
identifier_str_mv |
243852 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651963779252224 |