A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porciúncula, Paula Paraíso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.
id UFSC_b86389fb7ab7a306eba7affaa155143c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179608
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasilcapas de discosditadura civil-militarElifas Andreatoalbum coverscivil-military dictatorshipTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.O tema deste trabalho é a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil, mais precisamente nas capas de A Dança da Solidão (Odeon, 1972) e de Nervos de Aço (Odeon, 1973). A proposta é observar a relação entre História, arte e música a partir da análise dessas duas capas de discos de Paulinho da Viola elaboradas pelo artista gráfico Elifas Andreato durante a ditadura civil-militar brasileira em seu período de maior repressão e censura (pós- AI-5), nos anos de 1972 e de 1973. Deseja-se, por conseguinte, perceber se tal contexto influencia as capas produzidas por Elifas Andreato para os discos de Paulinho da Viola e como isso ocorre. A temática é relevante porque pretende examinar, dentro de um período marcante da história brasileira, a ditadura civil-militar, as capas de discos, que, por serem produtos de grande circulação, tornaram-se uma forma de arte dotada de alta potencialidade de reação e de crítica à repressão e à censura impostas pelo regime. Seguindo o viés da História Cultural, as análises das duas capas de discos têm como base as metodologias sugeridas por: Elaine Caramella, Peter Burke, Sandra Jatahy Pesavento, Martine Joly, Christopher Dunn e Francisco Homem de Melo & Elaine Ramos Coimbra. Assim, foi possível demonstrar que uma imagem é resultado da época em que foi produzida e divulgada. Além disso, compreendemos que ela pode adquirir novos significados à medida que é interpretada.Florianópolis, SCBorges, Joana VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaPorciúncula, Paula Paraíso2017-09-18T18:44:51Z2017-09-18T18:44:51Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T18:44:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179608Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-18T18:44:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
title A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
spellingShingle A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
Porciúncula, Paula Paraíso
capas de discos
ditadura civil-militar
Elifas Andreato
album covers
civil-military dictatorship
title_short A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
title_full A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
title_fullStr A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
title_full_unstemmed A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
title_sort A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
author Porciúncula, Paula Paraíso
author_facet Porciúncula, Paula Paraíso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Joana Vieira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Porciúncula, Paula Paraíso
dc.subject.por.fl_str_mv capas de discos
ditadura civil-militar
Elifas Andreato
album covers
civil-military dictatorship
topic capas de discos
ditadura civil-militar
Elifas Andreato
album covers
civil-military dictatorship
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
2017-09-18T18:44:51Z
2017-09-18T18:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652373459992576