A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. |
id |
UFSC_b86389fb7ab7a306eba7affaa155143c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179608 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasilcapas de discosditadura civil-militarElifas Andreatoalbum coverscivil-military dictatorshipTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.O tema deste trabalho é a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil, mais precisamente nas capas de A Dança da Solidão (Odeon, 1972) e de Nervos de Aço (Odeon, 1973). A proposta é observar a relação entre História, arte e música a partir da análise dessas duas capas de discos de Paulinho da Viola elaboradas pelo artista gráfico Elifas Andreato durante a ditadura civil-militar brasileira em seu período de maior repressão e censura (pós- AI-5), nos anos de 1972 e de 1973. Deseja-se, por conseguinte, perceber se tal contexto influencia as capas produzidas por Elifas Andreato para os discos de Paulinho da Viola e como isso ocorre. A temática é relevante porque pretende examinar, dentro de um período marcante da história brasileira, a ditadura civil-militar, as capas de discos, que, por serem produtos de grande circulação, tornaram-se uma forma de arte dotada de alta potencialidade de reação e de crítica à repressão e à censura impostas pelo regime. Seguindo o viés da História Cultural, as análises das duas capas de discos têm como base as metodologias sugeridas por: Elaine Caramella, Peter Burke, Sandra Jatahy Pesavento, Martine Joly, Christopher Dunn e Francisco Homem de Melo & Elaine Ramos Coimbra. Assim, foi possível demonstrar que uma imagem é resultado da época em que foi produzida e divulgada. Além disso, compreendemos que ela pode adquirir novos significados à medida que é interpretada.Florianópolis, SCBorges, Joana VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaPorciúncula, Paula Paraíso2017-09-18T18:44:51Z2017-09-18T18:44:51Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T18:44:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179608Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-18T18:44:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
title |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
spellingShingle |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil Porciúncula, Paula Paraíso capas de discos ditadura civil-militar Elifas Andreato album covers civil-military dictatorship |
title_short |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
title_full |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
title_fullStr |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
title_full_unstemmed |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
title_sort |
A Dança da Solidão (1972) e Nervos de Aço (1973): a arte nas capas de discos durante a ditadura no Brasil |
author |
Porciúncula, Paula Paraíso |
author_facet |
Porciúncula, Paula Paraíso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Joana Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porciúncula, Paula Paraíso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capas de discos ditadura civil-militar Elifas Andreato album covers civil-military dictatorship |
topic |
capas de discos ditadura civil-militar Elifas Andreato album covers civil-military dictatorship |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 2017-09-18T18:44:51Z 2017-09-18T18:44:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652373459992576 |