Análise dos restos a pagar processados e não processados da Prefeitura de Palhoça e os impactos na gestão orçamentária
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193017 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
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Análise dos restos a pagar processados e não processados da Prefeitura de Palhoça e os impactos na gestão orçamentáriaGestão orçamentáriaRestos a pagarDívida flutuanteEstudos anterioresTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisUm dos principais objetivos da maioria das Entidades Públicas é prestar serviços à sociedade. O desempenho, no que tange à execução orçamentária, pode ser avaliado a partir das Demonstrações Contábeis e Relatórios de Gestão Fiscal. Sendo assim, o resultado do exercício é a soma dos excessos e das insuficiências, o que resultará num superávit ou em um déficit na execução orçamentária. No momento em que ocorre a inscrição de despesas em restos a pagar processados ou em restos a pagar não processados, ambas passam a constituir a dívida flutuante, não incorrendo desembolso financeiro e, consequentemente, não impactando o resultado primário do ente público. Esta pesquisa buscou analisar a evolução da inscrição dos restos a pagar processados e não processados no município de Palhoça, no Estado de Santa Catarina, no período de 2015 a 2017 e os impactos da prática na gestão orçamentária, por meio da análise dos Demonstrativos Contábeis, Parecer do Tribunal de Contas e Relatórios de Gestão Fiscal, entre eles: Demonstrativo do Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e Restos a Pagar. No que compreende aos resultados da pesquisa, em 2017 a relação entre o saldo final de restos a pagar processados e não processados e o total de despesas orçamentárias do Município foi um quociente de 3,64% e em 2016 chegou a 7,86%. Esse estudo possibilitou a percepção da prática de inscrição de restos a pagar processados e não processados ao longo dos anos analisados, a evolução dos mesmos entre 2015 e 2017 e os impactos na gestão orçamentária do Município.Florianópolis, SCRosa, Fabrícia Silva daUniversidade Federal de Santa CatarinaAmorim, Bruna2019-01-22T10:41:10Z2019-01-22T10:41:10Z2018-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article19application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193017porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-22T10:41:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193017Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-22T10:41:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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