A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807 |
Resumo: | Assumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula. |
id |
UFSC_b8cafab201f6a810d892078b45c6bc0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251807 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisaGrupo de PesquisaArte e MatemáticaFilosofia da DiferençaPesquisa em Educação MatemáticaAssumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula.Assuming ourselves as nomads in investigations, we take the territories of Art, Visual Culture, Philosophy and History, as lands to walk and produce research. In this composition, the Group of Contemporary Studies and Mathematics Education (GECEM), based at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), and linked to the Postgraduate Program in Technological Scientific Education (PPGECT) and Postgraduate Program in Education (PPGE) develops research under two themes: visual issues and school practices; questions of history and mathematics education. In this article we will focus on the first theme, that is, we intend to present research that focuses on visual aspects, interacting with art and philosophy, and thinking about workshops as experiments to work in the classroom.2023-11-07T14:33:44Z2023-11-07T14:33:44Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2965-0267https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807Flores, Cláudia ReginaKerscher-Franco, Mônica MariaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T14:33:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251807Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-07T14:33:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
title |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
spellingShingle |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa Flores, Cláudia Regina Grupo de Pesquisa Arte e Matemática Filosofia da Diferença Pesquisa em Educação Matemática |
title_short |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
title_full |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
title_fullStr |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
title_full_unstemmed |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
title_sort |
A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa |
author |
Flores, Cláudia Regina |
author_facet |
Flores, Cláudia Regina Kerscher-Franco, Mônica Maria Wagner, Débora Regina |
author_role |
author |
author2 |
Kerscher-Franco, Mônica Maria Wagner, Débora Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Cláudia Regina Kerscher-Franco, Mônica Maria Wagner, Débora Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Arte e Matemática Filosofia da Diferença Pesquisa em Educação Matemática |
topic |
Grupo de Pesquisa Arte e Matemática Filosofia da Diferença Pesquisa em Educação Matemática |
description |
Assumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07T14:33:44Z 2023-11-07T14:33:44Z 2023-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2965-0267 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807 |
identifier_str_mv |
2965-0267 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652341072625664 |