A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kerscher-Franco, Mônica Maria, Wagner, Débora Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807
Resumo: Assumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula.
id UFSC_b8cafab201f6a810d892078b45c6bc0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251807
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisaGrupo de PesquisaArte e MatemáticaFilosofia da DiferençaPesquisa em Educação MatemáticaAssumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula.Assuming ourselves as nomads in investigations, we take the territories of Art, Visual Culture, Philosophy and History, as lands to walk and produce research. In this composition, the Group of Contemporary Studies and Mathematics Education (GECEM), based at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), and linked to the Postgraduate Program in Technological Scientific Education (PPGECT) and Postgraduate Program in Education (PPGE) develops research under two themes: visual issues and school practices; questions of history and mathematics education. In this article we will focus on the first theme, that is, we intend to present research that focuses on visual aspects, interacting with art and philosophy, and thinking about workshops as experiments to work in the classroom.2023-11-07T14:33:44Z2023-11-07T14:33:44Z2023-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2965-0267https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807Flores, Cláudia ReginaKerscher-Franco, Mônica MariaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T14:33:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251807Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-07T14:33:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
title A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
spellingShingle A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
Flores, Cláudia Regina
Grupo de Pesquisa
Arte e Matemática
Filosofia da Diferença
Pesquisa em Educação Matemática
title_short A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
title_full A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
title_fullStr A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
title_full_unstemmed A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
title_sort A escrita como possibilidade de um dizer de si: Notas sobre um grupo de pesquisa
author Flores, Cláudia Regina
author_facet Flores, Cláudia Regina
Kerscher-Franco, Mônica Maria
Wagner, Débora Regina
author_role author
author2 Kerscher-Franco, Mônica Maria
Wagner, Débora Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Cláudia Regina
Kerscher-Franco, Mônica Maria
Wagner, Débora Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de Pesquisa
Arte e Matemática
Filosofia da Diferença
Pesquisa em Educação Matemática
topic Grupo de Pesquisa
Arte e Matemática
Filosofia da Diferença
Pesquisa em Educação Matemática
description Assumindo-se como nômades nas investigações, tomamos os territórios da Arte, da Cultura Visual, da Filosofia e da História, como terras para caminhar e produzir pesquisas. Nesta composição o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), sediado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e ligado aos Programa de Pós Graduação de Educação Científica Tecnológica (PPGECT) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) desenvolve pesquisas sob duas temáticas: questões do visual e práticas escolares; questões da história e educação matemática. Neste artigo iremos focar na primeira temática, ou seja, pretendemos apresentar as pesquisas que focam nos aspectos do visual, interagindo com a arte e a filosofia, e pensando oficinas como experimentações para trabalhar em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07T14:33:44Z
2023-11-07T14:33:44Z
2023-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2965-0267
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807
identifier_str_mv 2965-0267
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652341072625664