No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludvig, Isadora Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina, Wagner, Débora Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808
Resumo: O Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola.
id UFSC_b685ba8e284629d39143304b13506a8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251808
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escolaVisualidadesPesquisa CartográficaFilosofia da DiferençaArte e MatemáticaSala de AulaO Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola.The Contemporary Studies Group in Mathematics Education (GECEM) designs and conducts workshops involving mathematics, art, teachers, and students to engage and advocate for alternative approaches to mathematical education through art, both within schools and educational settings. This article presents the details of a workshop based on a piece by indigenous artist Jaider Esbell, developed with elementary school students from the Herondina Medeiros Zeferino Basic School, located in Florianópolis, SC. The workshop aims to challenge the naturalized images of mathematics2023-11-07T15:53:50Z2023-11-07T15:53:50Z2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2318-6674https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808Ludvig, Isadora CristinaFlores, Cláudia ReginaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T15:53:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251808Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-07T15:53:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
title No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
spellingShingle No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
Ludvig, Isadora Cristina
Visualidades
Pesquisa Cartográfica
Filosofia da Diferença
Arte e Matemática
Sala de Aula
title_short No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
title_full No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
title_fullStr No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
title_full_unstemmed No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
title_sort No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
author Ludvig, Isadora Cristina
author_facet Ludvig, Isadora Cristina
Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludvig, Isadora Cristina
Flores, Cláudia Regina
Wagner, Débora Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Visualidades
Pesquisa Cartográfica
Filosofia da Diferença
Arte e Matemática
Sala de Aula
topic Visualidades
Pesquisa Cartográfica
Filosofia da Diferença
Arte e Matemática
Sala de Aula
description O Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07T15:53:50Z
2023-11-07T15:53:50Z
2023-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2318-6674
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808
identifier_str_mv 2318-6674
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164198825984