No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808 |
Resumo: | O Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola. |
id |
UFSC_b685ba8e284629d39143304b13506a8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/251808 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escolaVisualidadesPesquisa CartográficaFilosofia da DiferençaArte e MatemáticaSala de AulaO Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola.The Contemporary Studies Group in Mathematics Education (GECEM) designs and conducts workshops involving mathematics, art, teachers, and students to engage and advocate for alternative approaches to mathematical education through art, both within schools and educational settings. This article presents the details of a workshop based on a piece by indigenous artist Jaider Esbell, developed with elementary school students from the Herondina Medeiros Zeferino Basic School, located in Florianópolis, SC. The workshop aims to challenge the naturalized images of mathematics2023-11-07T15:53:50Z2023-11-07T15:53:50Z2023-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2318-6674https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808Ludvig, Isadora CristinaFlores, Cláudia ReginaWagner, Débora Reginaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T15:53:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251808Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-11-07T15:53:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
title |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
spellingShingle |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola Ludvig, Isadora Cristina Visualidades Pesquisa Cartográfica Filosofia da Diferença Arte e Matemática Sala de Aula |
title_short |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
title_full |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
title_fullStr |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
title_full_unstemmed |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
title_sort |
No cultivo de uma oficina com arte contemporânea indígena: a soberania de um saber da matemática na escola |
author |
Ludvig, Isadora Cristina |
author_facet |
Ludvig, Isadora Cristina Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludvig, Isadora Cristina Flores, Cláudia Regina Wagner, Débora Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualidades Pesquisa Cartográfica Filosofia da Diferença Arte e Matemática Sala de Aula |
topic |
Visualidades Pesquisa Cartográfica Filosofia da Diferença Arte e Matemática Sala de Aula |
description |
O Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM) elabora e desenvolve oficinas com matemática, arte, professores e estudantes para exercitar e reivindicar outros modos de fazer educação matemática com arte, nas escolas e nos espaços de formação. Este artigo apresenta os detalhes de uma oficina produzida a partir de uma obra do artista indígena Jaider Esbell, desenvolvida com estudantes de Ensino Fundamental da Escola Básica Professora Herondina Medeiros Zeferino, localizada em Florianópolis/SC. O intuito da oficina é problematizar as imagens naturalizadas da e sobre a matemática que, no ambiente escolar, acontece como efeito da colonialidade do saber, sendo, ao mesmo tempo, uma possibilidade para que os modos e os meios sejam interrogados, visto que reiteradamente se insiste em um único viés de ensino, de aprendizagem e de matemática na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07T15:53:50Z 2023-11-07T15:53:50Z 2023-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2318-6674 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808 |
identifier_str_mv |
2318-6674 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652164198825984 |