Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vanessa Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205337
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
id UFSC_b91be06f34d5226000f75a4da418fdd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205337
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM TecEngenharia e gestão do conhecimentoUsabilidadeEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.Os MOOCs - curso online aberto e massivo, são cursos online disponibilizados de forma massiva e geralmente gratuita para usuários. Representam uma ferramenta importante para a educação. Neste caso para a democratização do ensino na educação profissional e tecnológica brasileira. Um MOOC é geralmente ofertado por meio de plataformas, e neste modo online, é a interface que assegura a interação dos usuários com os elementos do curso. Este trabalho propõe um estudo de caso sobre a usabilidade e experiência do usuário no curso UX e UI Design na plataforma MOOC TIM Tec. O objetivo dessa pesquisa é elaborar heurísticas para a análise de usabilidade e experiência do usuário na plataforma MOOC TIM Tec. A questão central da pesquisa que norteia este estudo é: Quais os aspectos de usabilidade devem ser considerados na avaliação de MOOCs?. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, qualitativa com análise de dados na perspectiva do método dedutivo. A técnica utilizada foi um estudo de caso. Os procedimentos foram, uma revisão da literatura para entender melhor os conceitos de usabilidade e a experiência dos usuários do MOOC. Elegeu-se o curso UX e UI Design por ser da área do estudo ofertado na plataforma TIM Tec. Neste, a interface foi avaliada por meio de um método de inspeção, para isso elaborou-se uma avaliação heurística, que foi encaminhada e conformada por especialistas da área. Os resultados indicam que através da avaliação heurística pode-se observar problemas relacionados à usabilidade que interferem na interação do usuário no MOOC TIM Tec, que podem ser da natureza do design instrucional do curso e /ou da plataforma TIM Tec. O elenco de heurísticas elaborado pode ser empregado para avaliar o design instrucional de cursos e também questões relacionadas à usabilidade de plataformas MOOC.Abstract : MOOCs - open and massive online courses, are online courses offered in a massive and generally free to users. They represent an important tool for education. In this case for the democratization of teaching in Brazilian professional and technological education. A MOOC is usually offered through platforms, and in this online mode, it is the interface that ensures the interaction of users with the elements of the course. This paper proposes a case study on usability and user experience in the UX and UI Design course in the MOOC TIM Tec platform. The purpose of this research is to elaborate heuristics for the usability and user experience analysis in the TIM Tec MOOC platform. The central question of the research that guides this study is: What aspects of usability should be considered in the evaluation of MOOCs?. This is an exploratory-descriptive, qualitative research with data analysis from the perspective of the deductive method. The technique used was a case study. The procedures were, a literature review to better understand the usability concepts and the experience of MOOC users. The course UX and UI Design was chosen because it is in the study area offered in the TIM Tec platform. In this, the interface was evaluated by means of an inspection method, for which a heuristic evaluation was elaborated, which was forwarded and conformed by specialists of the area. The results indicate that through the heuristic evaluation we can observe problems related to usability that interfere with the user interaction in the TIM Tec MOOC, which may be of the nature of the instructional design of the course and / or the TIM Tec platform. The elaborate cast of heuristics can be employed to evaluate the instructional design of courses and also issues related to the usability of MOOC platforms.Catapan, Araci HackSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Vanessa Nascimento2020-03-31T13:36:15Z2020-03-31T13:36:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 p.| il., gráfs.application/pdf358903https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205337porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:36:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205337Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:36:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
title Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
spellingShingle Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
Mendes, Vanessa Nascimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Usabilidade
Ensino à distância
title_short Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
title_full Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
title_fullStr Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
title_full_unstemmed Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
title_sort Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
author Mendes, Vanessa Nascimento
author_facet Mendes, Vanessa Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
Spanhol, Fernando José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Vanessa Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Usabilidade
Ensino à distância
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Usabilidade
Ensino à distância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-03-31T13:36:15Z
2020-03-31T13:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 358903
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205337
identifier_str_mv 358903
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652414683709440