Encontro com a literatura moçambicana: uma leitura de O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243871 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
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Encontro com a literatura moçambicana: uma leitura de O alegre canto da perdiz, de Paulina ChizianeLiteraturaLiteratura moçambicanaViolência na literaturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.Neste trabalho focamos, inicialmente, no que é entendido, no Ocidente, como o sistema literário moçambicano, a fim de nos aproximarmos historicamente de Moçambique e refletirmos sobre a constituição desse sistema junto à história do país. Para tanto, é discutido o quanto a literatura colonial influenciou a formação desse sistema. Não se perde de vista, no entanto, os tensionamentos discursivos feitos por diferentes autores participantes dessa formação. Esses tensionamentos suscitam desencontros entre quem estava vinculado a uma literatura mais próxima à metrópole portuguesa e aqueles que se preocupavam mais em estabelecer laços com valores promovidos por movimentos como o Pan-africanismo e a Negritude, bem como com a tradição oral e a revisão da história oficial. Com esta segunda perspectiva se relaciona Paulina Chiziane, cuja entrada no contexto literário é foco de discussão no desdobramento das reflexões sobre o sistema literário. Ao pensarmos seu percurso, temos em vista as dificuldades por que passou, bem como os diálogos com os trabalhos de outras escritoras moçambicanas no que tange à preocupação com os temas das violências, das memórias e das mulheres. Além disso, considera-se o lugar minimamente duplo que ela ocupa, em termos psicológicos e linguísticos, pois, ainda que escreva em língua portuguesa, essa não é sua língua materna. Posteriormente, realizamos o estudo da obra literária O alegre canto da perdiz (2008), de autoria da escritora, com o objetivo de dialogarmos com questões pertinentes à literatura produzida em Moçambique. Em um primeiro momento, discutimos sobre as violências coloniais na construção da narrativa, em seu vínculo com o período de colonização portuguesa. Para isso, consideramos, de início, os impactos dessa violência na concepção e percepção de si mesmo do sujeito moçambicano e em como isso interfere para que ele valorize ou desvalorize os conhecimentos vinculados a suas raízes africanas, em contraponto à hipervalorização do que está relacionado a Portugal. Depois, são enfatizados os corpos femininos nesses processos de violências, tendo em vista como o sistema colonial contribuiu para que houvesse a inferiorização desses corpos mediante o pensamento patriarcal. Por outro lado, reconhece-se os processos de resistência operados pelas mulheres, ao que também é dedicada discussão que gera o último capítulo, no qual pondera-se acerca do significado da presença dos Montes Namuli na obra. Atentamos, nesse sentido, para o vínculo da narrativa sobre os montes com o universo do feminino e com a evocação dos temas do matriarcado e da matrilinearidade. Além disso, é feita uma leitura de como esses temas contribuem para que pensemos a temática da memória, por se tratar de uma discussão que não é central no discurso histórico oficial e por permitir que reflitamos sobre uma concepção de tempo organizado em camadas.Abstract: In this work, we focus, initially, on what is understood, in the West, as the Mozambican literary system, to historically approach Mozambique and reflect on the constitution of this system within the country's history. In order to do so, it is discussed how colonial literature influenced the formation of this system. However, the discursive tensions made by different authors participating in this formation are not lost sight of. These tensions give rise to disagreements between those who were linked to a literature closer to the Portuguese metropolis and those who were more concerned with establishing ties with values promoted by movements such as Pan-Africanism and Negritude, as well as with oral tradition and the review of history. official. Paulina Chiziane relates to this second perspective, whose entry into the literary context is the focus of discussion in the unfolding of reflections on the literary system. When we think about her path, we have in mind the difficulties she went through, as well as the dialogues with the works of other Mozambican writers regarding the concern with the themes of violence, memories, and women. In addition, it is considered the minimally double place that she occupies, in psychological and linguistic terms, because even though she writes in Portuguese, this is not her mother tongue. Subsequently, we carried out the study of the literary work The cheerful song of the partridge (2008), by the writer, with the aim of dialoguing with issues relevant to the literature produced in Mozambique. At first, we discuss colonial violence in the construction of the narrative, in its connection with the period of Portuguese colonization. For this, we consider, at first, the impacts of this violence on the conception and perception of himself of the Mozambican subject and how this interferes so that he values or devalues the knowledge linked to his African roots, in contrast to the hypervaluation of what is related to Portugal. Then, female bodies are emphasized in these processes of violence, considering how the colonial system contributed to the inferiorization of these bodies through patriarchal thinking. On the other hand, the processes of resistance operated by women are recognized, to which the discussion that generates the last chapter is also dedicated, in which the meaning of the presence of the Namuli Hills in the work is pondered. In this sense, we pay attention to the link between the narrative about the mountains and the universe of the feminine and to the evocation of the themes of matriarchy and matrilineality. In addition, a reading is made of how these themes contribute to our thinking about the theme of memory, because it is a discussion that is not central to the official historical discourse and because it allows us to reflect on a conception of time organized in layers.Schmidt, Simone PereiraSantos, Alckmar Luiz dosUniversidade Federal de Santa CatarinaRicardo, Mariany Teresinha2023-01-18T23:08:51Z2023-01-18T23:08:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 p.application/pdf379996https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243871porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-18T23:08:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243871Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-18T23:08:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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