TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372 |
Resumo: | O presente trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem por finalidade analisar as contribuições da análise de redes sociais em diferentes contextos. Para Pascotto, et al (2013) o estudo das redes organizacionais e de relacionamentos adquirem dimensões importantes para a compreensão do ambiente organizacional. Sob esta ótica, o objetivo deste estudo é o de analisar as trocas de informações entre os docentes do Curso de Administração e os docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e quais são as contribuições para a disseminação do conhecimento entre os professores em cada curso. Foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio do software Ucinet. Constatou-se que a comunicação entre os docentes é feita predominantemente de forma direta e raramente com intermediação. |
id |
UFSC_b98fadbae921dd8c54559b0f32514dcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131372 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAISAnálise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis.O presente trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem por finalidade analisar as contribuições da análise de redes sociais em diferentes contextos. Para Pascotto, et al (2013) o estudo das redes organizacionais e de relacionamentos adquirem dimensões importantes para a compreensão do ambiente organizacional. Sob esta ótica, o objetivo deste estudo é o de analisar as trocas de informações entre os docentes do Curso de Administração e os docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e quais são as contribuições para a disseminação do conhecimento entre os professores em cada curso. Foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio do software Ucinet. Constatou-se que a comunicação entre os docentes é feita predominantemente de forma direta e raramente com intermediação.INPEAU2015-04-01T14:16:12Z2015-04-01T14:16:12Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372Araújo, Marcilene FeitosaFarina, Milton CarlosSilva, Rosângela SarmentoDias, Roberto WagnerMartins, Gisele Tajujaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T14:16:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-01T14:16:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
title |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
spellingShingle |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS Araújo, Marcilene Feitosa Análise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis. |
title_short |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
title_full |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
title_fullStr |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
title_full_unstemmed |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
title_sort |
TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS |
author |
Araújo, Marcilene Feitosa |
author_facet |
Araújo, Marcilene Feitosa Farina, Milton Carlos Silva, Rosângela Sarmento Dias, Roberto Wagner Martins, Gisele Tajuja |
author_role |
author |
author2 |
Farina, Milton Carlos Silva, Rosângela Sarmento Dias, Roberto Wagner Martins, Gisele Tajuja |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcilene Feitosa Farina, Milton Carlos Silva, Rosângela Sarmento Dias, Roberto Wagner Martins, Gisele Tajuja |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis. |
topic |
Análise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis. |
description |
O presente trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem por finalidade analisar as contribuições da análise de redes sociais em diferentes contextos. Para Pascotto, et al (2013) o estudo das redes organizacionais e de relacionamentos adquirem dimensões importantes para a compreensão do ambiente organizacional. Sob esta ótica, o objetivo deste estudo é o de analisar as trocas de informações entre os docentes do Curso de Administração e os docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e quais são as contribuições para a disseminação do conhecimento entre os professores em cada curso. Foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio do software Ucinet. Constatou-se que a comunicação entre os docentes é feita predominantemente de forma direta e raramente com intermediação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-01T14:16:12Z 2015-04-01T14:16:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652224537034752 |