TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcilene Feitosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Farina, Milton Carlos, Silva, Rosângela Sarmento, Dias, Roberto Wagner, Martins, Gisele Tajuja
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372
Resumo: O presente trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem por finalidade analisar as contribuições da análise de redes sociais em diferentes contextos. Para Pascotto, et al (2013) o estudo das redes organizacionais e de relacionamentos adquirem dimensões importantes para a compreensão do ambiente organizacional. Sob esta ótica, o objetivo deste estudo é o de analisar as trocas de informações entre os docentes do Curso de Administração e os docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e quais são as contribuições para a disseminação do conhecimento entre os professores em cada curso. Foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio do software Ucinet. Constatou-se que a comunicação entre os docentes é feita predominantemente de forma direta e raramente com intermediação.
id UFSC_b98fadbae921dd8c54559b0f32514dcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131372
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAISAnálise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis.O presente trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem por finalidade analisar as contribuições da análise de redes sociais em diferentes contextos. Para Pascotto, et al (2013) o estudo das redes organizacionais e de relacionamentos adquirem dimensões importantes para a compreensão do ambiente organizacional. Sob esta ótica, o objetivo deste estudo é o de analisar as trocas de informações entre os docentes do Curso de Administração e os docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e quais são as contribuições para a disseminação do conhecimento entre os professores em cada curso. Foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio do software Ucinet. Constatou-se que a comunicação entre os docentes é feita predominantemente de forma direta e raramente com intermediação.INPEAU2015-04-01T14:16:12Z2015-04-01T14:16:12Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372Araújo, Marcilene FeitosaFarina, Milton CarlosSilva, Rosângela SarmentoDias, Roberto WagnerMartins, Gisele Tajujaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T14:16:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131372Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-01T14:16:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
title TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
spellingShingle TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
Araújo, Marcilene Feitosa
Análise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis.
title_short TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
title_full TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
title_fullStr TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
title_full_unstemmed TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
title_sort TROCAS DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSORES E A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA DISCUSSÃO COM BASE NAS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS
author Araújo, Marcilene Feitosa
author_facet Araújo, Marcilene Feitosa
Farina, Milton Carlos
Silva, Rosângela Sarmento
Dias, Roberto Wagner
Martins, Gisele Tajuja
author_role author
author2 Farina, Milton Carlos
Silva, Rosângela Sarmento
Dias, Roberto Wagner
Martins, Gisele Tajuja
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcilene Feitosa
Farina, Milton Carlos
Silva, Rosângela Sarmento
Dias, Roberto Wagner
Martins, Gisele Tajuja
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis.
topic Análise Redes Sociais. Troca de Informações. Professor. Administração. Ciências Contábeis.
description O presente trabalho é parte integrante de um projeto de pesquisa que tem por finalidade analisar as contribuições da análise de redes sociais em diferentes contextos. Para Pascotto, et al (2013) o estudo das redes organizacionais e de relacionamentos adquirem dimensões importantes para a compreensão do ambiente organizacional. Sob esta ótica, o objetivo deste estudo é o de analisar as trocas de informações entre os docentes do Curso de Administração e os docentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em São Paulo, visando entender como essas trocas ocorrem e quais são as contribuições para a disseminação do conhecimento entre os professores em cada curso. Foi utilizada a técnica de Análise de Redes Sociais por meio do software Ucinet. Constatou-se que a comunicação entre os docentes é feita predominantemente de forma direta e raramente com intermediação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-01T14:16:12Z
2015-04-01T14:16:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652224537034752