De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Roger Vital França de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84819
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
id UFSC_bac8dfe2f0dae61bf992feb7da143981
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84819
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinarEducação físicaEducação fisica para criançasAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaEsta pesquisa indaga as possibilidades de práticas pedagógicas não homogeneizantes e não discriminatórias, envolvendo a interculturalidade e a interdisciplinaridade na cultura da escola, tomando os diferentes saberes e sujeitos de forma dinâmica e polissêmica, os quais expressam diferentes lógicas, sentidos/significados, motivados pelas questões que envolvem geração, gênero, etnia, classe, dentre outras. Esta pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica e tem como foco e análise das contradições e tensões expressas pela dinâmica da cultura da escola, levando-nos a seguinte questão: como superar a fragmentação e disciplinarização do saber, propiciando possibilidades de participação e constituição de uma dinâmica interdisciplinar? Como superar a pretensa homogeneização cultural existente nas práticas escolares tradicionais, desenvolvendo outras práticas pautadas no respeito à diferença e à polissemia cultural? Deste modo, indicam-se os seguintes objetivos desta pesquisa: análisar os aspectos da cultura da escola, tomando como referência o caso particular da Escola de Ensino Fundamental Aureníria Correa Pimentel (Serra/ES); desenvolver alguns fundamentos teórico-metodológicos que possibilitem a mediação e a superação do atual tratamento às diferenças culturais e aos diferentes conhecimentos no espaço escolar, com ênfase na Educação Física; e construir uma aproximação teórica entre os conceitos de interculturalidade e interdisciplinaridade.Florianópolis, SCSilva, Ana MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Roger Vital França de2012-10-20T12:47:49Z2012-10-20T12:47:49Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 96 f.| il.application/pdf202025http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84819porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T20:38:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:38:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
title De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
spellingShingle De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
Andrade, Roger Vital França de
Educação física
Educação fisica para crianças
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao
title_short De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
title_full De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
title_fullStr De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
title_full_unstemmed De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
title_sort De grades e refugos: analisando a cultura da escola na perspectiva da educação intercultural e interdisciplinar
author Andrade, Roger Vital França de
author_facet Andrade, Roger Vital França de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Roger Vital França de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação fisica para crianças
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao
topic Educação física
Educação fisica para crianças
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T12:47:49Z
2012-10-20T12:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 202025
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84819
identifier_str_mv 202025
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 96 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926193045504