Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Eduarda dos Anjos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252782
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_bafb1a27e019c34fc917e103dcea4d60
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252782
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-CEducação financeiraEscolasEnsino FundamentalEnsino MédioBNCCTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.A educação financeira é tema de grande relevância, que vem ganhando destaque após a última atualização da BNCC. O objetivo principal deste estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura, procurando identificar de que forma a educação financeira está sendo abordada nas escolas. Para isso, utilizou-se o método ProKnow-C, incluindo 17 artigos neste estudo. Foram analisados os autores e periódicos mais relevantes para o estudo do tema, além de identificar os estudos com maior valor científico para esta área de estudo. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes reconhecem a importância da educação financeira, porém, ainda não é abordado de forma adequada nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. Ao decorrer do estudo, são analisadas pesquisas já realizadas com alunos e docentes, buscando compreender como está se dando a implementação da educação financeira como tema transversal no currículo das escolas brasileiras.Financial education is a highly relevant topic, which has been gaining prominence after the latest BNCC update. The main objective of this study is to carry out a systematic review of the literature, seeking to identify how financial education is being addressed in schools. For this, the ProKnow-C method was used, including 17 articles in this study. The most relevant authors and journals for the study of the topic were analyzed, in addition to identifying the studies with the greatest scientific value for this area of study. The results obtained demonstrate that students recognize the importance of financial education, however, it is still not adequately addressed in elementary and secondary schools in Brazil. During the study, research already carried out with students and teachers is analyzed, seeking to understand how financial education is being implemented as a transversal theme in the curriculum of Brazilian schools.Florianópolis, SC.Paraboni, Ana LuizaUniversidade Federal de Santa Catarina.Alves, Maria Eduarda dos Anjos2023-12-11T19:28:17Z2023-12-11T19:28:17Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article37application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252782Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-11T19:28:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252782Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-11T19:28:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
title Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
spellingShingle Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
Alves, Maria Eduarda dos Anjos
Educação financeira
Escolas
Ensino Fundamental
Ensino Médio
BNCC
title_short Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
title_full Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
title_fullStr Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
title_full_unstemmed Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
title_sort Educação financeira nas escolas: uma revisão sistemática da literatura utilizando ProKnow-C
author Alves, Maria Eduarda dos Anjos
author_facet Alves, Maria Eduarda dos Anjos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraboni, Ana Luiza
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Eduarda dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Escolas
Ensino Fundamental
Ensino Médio
BNCC
topic Educação financeira
Escolas
Ensino Fundamental
Ensino Médio
BNCC
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T19:28:17Z
2023-12-11T19:28:17Z
2023-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252782
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652274018287616