Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181381 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições. |
id |
UNSP_7a0404c1a6be950fc7c030ba7355595f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181381 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCCFinancial math: a proposal using BNCCBase Nacional Comum Curricular - BNCCEducação financeiraEnsino fundamentalEnsino médioMatemática financeiraCommon National Curricular BasisFinancial educationElementary schoolHigh schoolFinancial mathEste trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições.This work aims to show a general overview of the National Curricular Common Base (BNCC) through a brief analysis of it and suggests activities for each object of knowledge indicated that can be linked to Financial Mathematics. It also wants to present basic concepts of Financial Mathematics, aiming at an initial preparation of the teacher to approach the theme. This work is aimed at teachers of the initial years of Elementary School, usually trained in pedagogy or former teaching degree, Elementary School - Final Years and High School, generally, teachers graduated in Mathematics. In the past years, the theme of this paper have appeared frequently in vestibular and National Exams of the Secondary School (ENEM) and should be even more frequent in their next editions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gadotti, Marta Cilene [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Regonha, Mariane Rodrigues2019-04-05T11:19:57Z2019-04-05T11:19:57Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18138100091468931075010001P28019260752597126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:17:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181381Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:30:29.616161Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC Financial math: a proposal using BNCC |
title |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC |
spellingShingle |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC Regonha, Mariane Rodrigues Base Nacional Comum Curricular - BNCC Educação financeira Ensino fundamental Ensino médio Matemática financeira Common National Curricular Basis Financial education Elementary school High school Financial math |
title_short |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC |
title_full |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC |
title_fullStr |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC |
title_full_unstemmed |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC |
title_sort |
Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC |
author |
Regonha, Mariane Rodrigues |
author_facet |
Regonha, Mariane Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gadotti, Marta Cilene [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regonha, Mariane Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC Educação financeira Ensino fundamental Ensino médio Matemática financeira Common National Curricular Basis Financial education Elementary school High school Financial math |
topic |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC Educação financeira Ensino fundamental Ensino médio Matemática financeira Common National Curricular Basis Financial education Elementary school High school Financial math |
description |
Este trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-05T11:19:57Z 2019-04-05T11:19:57Z 2019-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181381 000914689 31075010001P2 8019260752597126 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181381 |
identifier_str_mv |
000914689 31075010001P2 8019260752597126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129078610362368 |