Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regonha, Mariane Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181381
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições.
id UNSP_7a0404c1a6be950fc7c030ba7355595f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181381
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCCFinancial math: a proposal using BNCCBase Nacional Comum Curricular - BNCCEducação financeiraEnsino fundamentalEnsino médioMatemática financeiraCommon National Curricular BasisFinancial educationElementary schoolHigh schoolFinancial mathEste trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições.This work aims to show a general overview of the National Curricular Common Base (BNCC) through a brief analysis of it and suggests activities for each object of knowledge indicated that can be linked to Financial Mathematics. It also wants to present basic concepts of Financial Mathematics, aiming at an initial preparation of the teacher to approach the theme. This work is aimed at teachers of the initial years of Elementary School, usually trained in pedagogy or former teaching degree, Elementary School - Final Years and High School, generally, teachers graduated in Mathematics. In the past years, the theme of this paper have appeared frequently in vestibular and National Exams of the Secondary School (ENEM) and should be even more frequent in their next editions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gadotti, Marta Cilene [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Regonha, Mariane Rodrigues2019-04-05T11:19:57Z2019-04-05T11:19:57Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18138100091468931075010001P28019260752597126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-04T06:17:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181381Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:30:29.616161Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
Financial math: a proposal using BNCC
title Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
spellingShingle Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
Regonha, Mariane Rodrigues
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Educação financeira
Ensino fundamental
Ensino médio
Matemática financeira
Common National Curricular Basis
Financial education
Elementary school
High school
Financial math
title_short Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
title_full Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
title_fullStr Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
title_full_unstemmed Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
title_sort Matemática financeira: uma proposta utilizando a BNCC
author Regonha, Mariane Rodrigues
author_facet Regonha, Mariane Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gadotti, Marta Cilene [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Regonha, Mariane Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Educação financeira
Ensino fundamental
Ensino médio
Matemática financeira
Common National Curricular Basis
Financial education
Elementary school
High school
Financial math
topic Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Educação financeira
Ensino fundamental
Ensino médio
Matemática financeira
Common National Curricular Basis
Financial education
Elementary school
High school
Financial math
description Este trabalho tem por objetivo mostrar um panorama geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de uma breve análise deste documento e propor atividades para cada objeto de conhecimento nela indicado que pode ser ligado à Matemática Financeira. Também deseja-se apresentar conceitos básicos sobre Matemática Financeira, visando uma preparação inicial do professor para a abordagem do tema. Esse trabalho é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente formados em pedagogia ou no antigo magistério, Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, em geral, licenciados em Matemática. Nos últimos anos, o tema desse trabalho têm aparecido com frequência em vestibulares e Exames Nacionais do Ensino Médio (ENEM) e deverão ser ainda mais frequentes em suas próximas edições.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-05T11:19:57Z
2019-04-05T11:19:57Z
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181381
000914689
31075010001P2
8019260752597126
url http://hdl.handle.net/11449/181381
identifier_str_mv 000914689
31075010001P2
8019260752597126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129078610362368