Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Regina Celina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91110
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_bb5b9213ecd862fbe369c69e98cc2e59
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91110
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCruz, Regina CelinaBotome, Silvio Paulo2012-10-23T18:51:23Z2012-10-23T18:51:23Z20082008250920http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91110Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.As universidades como organizações reúnem características que, por um lado podem ser comparadas a outros tipos de organizações e, por outro apresentam diferenças. Uma das similaridades é o fato de que precisam ser administradas e é possível identificar diferentes níveis de gestão universitária, ocupados geralmente por professores do ensino superior. Um dos níveis de gestão é referente ao gerenciamento de cursos de graduação, exercido por um professor do curso, que cumpre mandato com tempo determinado. A escolha de profissionais para a administração universitária, independentemente do critério utilizado, está longe de considerar os comportamentos de gestão que precisam ser apresentados pelos professores e estes acabam aprendendo o que é gerir um curso no próprio exercício do cargo. Para gerenciar um curso é necessário muito mais do que a formação técnica na profissão de origem ou a sua experiência pregressa como docente. Existem atribuições que são próprias do cargo, mas elas nem sempre estão organizadas com o devido detalhamento, o que dificulta o conhecimento dos dirigentes sobre o que eles precisam fazer ou do que não é sua responsabilidade. Com a revisão de literatura sobre gestão universitária foi possível identificar lacunas na produção de conhecimentos sobre atividades que gestores de cursos realizam no cotidiano de seu trabalho, sobre aprendizagens necessárias ao preparo para o exercício da função e de estudos referentes a comportamentos de dirigentes de cursos considerados como fenômenos psicológicos e com base na análise do comportamento. A necessidade de preparo específico para a gestão de cursos, a identificação de critérios mais objetivos para nortear as escolhas dos professores para o cargo de gestão, além da necessidade de identificar e avaliar variáveis que fazem parte do trabalho de gestão e que interferem na forma de gerenciamento dos cursos são conhecimentos relevantes que precisam ser produzidos. O método de estudo foi baseado na observação indireta, com a construção de um instrumento de coleta de depoimentos, aplicado em 67% dos diretores de cursos de graduação que já haviam cumprido pelo menos um mandato e foram reconduzidos para mais um mandato consecutivo, no período de 2005-2006. Todos trabalhavam em uma organização de ensino superior privada, comunitária e confessional, do sul do Brasil. Os depoimentos foram gravados e coletados por meio de entrevistas individuais. As gravações foram transcritas e as respostas dos sujeitos foram organizadas em conjuntos, separados por sujeitos conforme o Centro onde atuavam. As respostas referentes às atividades rotineiras e aprendizagens foram organizadas, tratadas e os dados foram descritos, analisados e interpretados. As correlações do que foi encontrado foram feitas com a literatura sobre o assunto e com um documento oficial da Universidade que discrimina os tipos de atribuições dos diretores de cursos. As definições de atribuições encontradas em documento oficial da organização revelam generalidades e aspectos mais amplos do cargo, o que dá diretrizes para os ocupantes do cargo, mas revela pouca compatibilidade com o que é descrito como rotineiro pelos dirigentes de cursos. Com os resultados da análise e interpretação dos dados foi possível a produção de conhecimentos para responder a pergunta de pesquisa: que atividades constituem a rotina de trabalho e as aprendizagens dos diretores de cursos de graduação de uma Universidade?porFlorianópolis, SCPsicologiaUniversidades e faculdades -AdministracaoDiretores escolaresAprendizagemRotina no trabalhoTipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL250920.pdfapplication/pdf1204997https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91110/1/250920.pdf1c429299debb00023f938c961889b2caMD51TEXT250920.pdf.txt250920.pdf.txtExtracted Texttext/plain489843https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91110/2/250920.pdf.txtc6d948f997d95818dd5859b33ab708c6MD52THUMBNAIL250920.pdf.jpg250920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg744https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91110/3/250920.pdf.jpg13195f4ed8b571e15dc3726f6156db21MD53123456789/911102013-05-05 12:09:42.208oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91110Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T15:09:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
title Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
spellingShingle Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
Cruz, Regina Celina
Psicologia
Universidades e faculdades -
Administracao
Diretores escolares
Aprendizagem
Rotina no trabalho
title_short Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
title_full Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
title_fullStr Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
title_full_unstemmed Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
title_sort Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função
author Cruz, Regina Celina
author_facet Cruz, Regina Celina
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Regina Celina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botome, Silvio Paulo
contributor_str_mv Botome, Silvio Paulo
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Universidades e faculdades -
Administracao
Diretores escolares
Aprendizagem
Rotina no trabalho
topic Psicologia
Universidades e faculdades -
Administracao
Diretores escolares
Aprendizagem
Rotina no trabalho
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T18:51:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T18:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91110
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 250920
identifier_str_mv 250920
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91110/1/250920.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91110/2/250920.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91110/3/250920.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c429299debb00023f938c961889b2ca
c6d948f997d95818dd5859b33ab708c6
13195f4ed8b571e15dc3726f6156db21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805169289297920