Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686 |
Resumo: | Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais. |
id |
UFSC_bbb566f7489744cf00eddd514033d6ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188686 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do SulIdentidades SurdasCulturas SurdasEducação de SurdosEste estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais.UFMA2018-07-28T00:28:39Z2018-07-28T00:28:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2015. Orientadora: Dra. Nidia Limeira de Sáhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686LIMA, Maria Aldenora dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T00:28:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188686Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-28T00:28:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
spellingShingle |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul LIMA, Maria Aldenora dos Santos Identidades Surdas Culturas Surdas Educação de Surdos |
title_short |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_full |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_fullStr |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_full_unstemmed |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
title_sort |
Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul |
author |
LIMA, Maria Aldenora dos Santos |
author_facet |
LIMA, Maria Aldenora dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Maria Aldenora dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades Surdas Culturas Surdas Educação de Surdos |
topic |
Identidades Surdas Culturas Surdas Educação de Surdos |
description |
Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-07-28T00:28:39Z 2018-07-28T00:28:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2015. Orientadora: Dra. Nidia Limeira de Sá https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686 |
identifier_str_mv |
LIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2015. Orientadora: Dra. Nidia Limeira de Sá |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFMA |
publisher.none.fl_str_mv |
UFMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652051180158976 |