Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Maria Aldenora dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686
Resumo: Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais.
id UFSC_bbb566f7489744cf00eddd514033d6ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188686
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do SulIdentidades SurdasCulturas SurdasEducação de SurdosEste estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais.UFMA2018-07-28T00:28:39Z2018-07-28T00:28:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2015. Orientadora: Dra. Nidia Limeira de Sáhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686LIMA, Maria Aldenora dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-28T00:28:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188686Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-28T00:28:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
spellingShingle Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
LIMA, Maria Aldenora dos Santos
Identidades Surdas
Culturas Surdas
Educação de Surdos
title_short Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_full Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_fullStr Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_full_unstemmed Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
title_sort Educação Bilíngue, Identidades e Culturas Surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul
author LIMA, Maria Aldenora dos Santos
author_facet LIMA, Maria Aldenora dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Maria Aldenora dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidades Surdas
Culturas Surdas
Educação de Surdos
topic Identidades Surdas
Culturas Surdas
Educação de Surdos
description Este estudo analisou aspectos das identidades surdas e da cultura surda envolvidos no desenvolvimento da Educação de Surdos no Munícipio de Cruzeiro do Sul-Acre. Tal trabalho visou contribuir para um maior conhecimento sobre as identidades surdas e a cultura dos surdos cruzeirenses, no intuito de ampliar o fortalecimento da cultura surda e as possibilidades de descoberta de si e do ambiente em que vivem os surdos cruzeirenses, incentivando a aproximação a conteúdos culturais. Os objetivos específicos foram: identificar aspectos da participação dos surdos no desenvolvimento da Educação dos surdos cruzeirenses; analisar o processo de reconhecimento das identidades surdas em Cruzeiro do Sul; e analisar o processo de reconhecimento e promoção das culturas surdas em Cruzeiro do Sul. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com instrumentos de coleta de dados, como: grupos focais, entrevistas semiestruturadas e observações diretas. Os sujeitos da pesquisa foram surdos e intérpretes de Libras do Munícipio de Cruzeiro do Sul/AC. Os resultados indicam que existe uma insatisfação a respeito do desenvolvimento da Educação de surdos em Cruzeiro do Sul, indicam que a maioria dos surdos cruzeirenses não vivencia plenamente as identidades surdas e que desconhecem aspectos básicos da cultura surda. Também verificou-se a necessidade de fortalecer a cultura surda e as identidades dos surdos para que os mesmos adquiram autonomia em sua vida educacional e social, e para que participem do processo de desenvolvimento da Educação Bilíngue no município. A luta por escolas bilíngues e pela criação de uma associação de surdos é a principal reivindicação da comunidade surda, como também mais respeito, por parte da sociedade, com relação ao reconhecimento das identidades e culturas surdas e participação de surdos nas decisões educacionais e sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-07-28T00:28:39Z
2018-07-28T00:28:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2015. Orientadora: Dra. Nidia Limeira de Sá
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686
identifier_str_mv LIMA, Maria Aldenora dos Santos. Educação bilíngue, identidades e culturas surdas: em busca de um norte em Cruzeiro do Sul. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2015. Orientadora: Dra. Nidia Limeira de Sá
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFMA
publisher.none.fl_str_mv UFMA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652051180158976